Aplicação da tecnologia de informação espacial como ferramenta de planejamento e suporte à agricultura familiar

Revista Brasileira De Tecnologia Aplicada Nas Ciências Agrárias

Endereço:
Rua Simeão Varela de Sá, 03 - Bairro Cascavel
GUARAPUAVA / PR
850040-080
Site: http://revistas.unicentro.br/index.php/repaa
Telefone: (42) 3629-8224
ISSN: 19847548
Editor Chefe: Sidnei Osmar Jadoski
Início Publicação: 30/11/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Agronomia

Aplicação da tecnologia de informação espacial como ferramenta de planejamento e suporte à agricultura familiar

Ano: 2011 | Volume: 4 | Número: 3
Autores: A. C. Remes, P. C. O. Filho, T. Collet
Autor Correspondente: A. C. Remes | [email protected]

Palavras-chave: Planejamento rural, suporte a decisão, Sistema de Informações Geográficas

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo da pesquisa foi avaliar a viabilidade do uso da tecnologia de informação espacial, através da
implementação de um sistema de informações geográficas, para fornecer suporte administrativo a um grupo de
pequenos agricultores no gerenciamento da cadeia de produção agrícola local. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo realizado com 31 agricultores familiares da cidade de Irati – PR, cadastrados no programa PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). O sistema de informações geográficas (SIG) implementado foi direcionado para a aplicação da ferramenta de banco de dados espacial orientado ao
objeto, possibilitando diversas consultas e produzindo resultados espaciais sobre inúmeras atividades desenvolvidas pelos agricultores, como distribuição espacial das propriedades, principais produtos, logística para escoamento da produção, relações sobre produção, área da propriedade, entre outras. O sistema pode ser utilizado como suporte para tomada de decisões, bem como intervenções no sentido de melhorar o desempenho individual e do grupo.



Resumo Espanhol:

Este estudio tiene como objetivo evaluar la viabilidad del uso de la tecnología de información espacial, mediante la implementación de un sistema de información geográfica para prestar apoyo administrativo a un grupo de pequeños agricultores en la gestión de la cadena de la producción agrícola local. La investigación fue desarrollada a partir de un estudio realizado con agricultores de la ciudad de Irati - PR, inscritos en el programa de PNAE (Escuela Nacional de Programa de Nutrición/Brasil). El sistema de información geográfica (SIG) fue direccionado para la aplicación de la herramienta de banco de datos espacial orientado a lo objeto, permitiendo diversas consultas y produciendo resultados espaciales a respecto de las numerosas actividades llevadas a cabo por los agricultores, como la distribución espacial de las propiedades, los principales productos, logística para el flujo de producción, las relaciones sobre la producción, área de las propiedades rurales, entre otros. El sistema puede ser utilizado como un soporte para la toma de decisiones, así como en las intervenciones para mejorar el rendimiento individual y del grupo.