APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NO TURISMO PARA ESTIMULAR VIVÊNCIAS COM O PATRIMÔNIO NATURAL E CULTURAL DE OURO PRETO, MINAS GERAIS

Revista ReBOT V2. N2.

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ISSN: 2764-5835
Editor Chefe: Sidcley D'sordi Alves Alegrini da Silva
Início Publicação: 14/12/2023
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas

APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NO TURISMO PARA ESTIMULAR VIVÊNCIAS COM O PATRIMÔNIO NATURAL E CULTURAL DE OURO PRETO, MINAS GERAIS

Ano: 2023 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Thalita Stephanie Teixeira, Jaine de Fátima Silva, Rodrigo Burkowsk, Solano de Souza Braga, Lorena Trindade Gomes.
Autor Correspondente: Thalita Stephanie Teixeira | [email protected]

Palavras-chave: Gamificação; patrimônio; tecnologia; turismo; Ouro Preto.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A gamificação pode ser entendida como aplicação de aspectos de jogos em outros ambientes, sendo uma possibilidade de desenvolver a atividade turística. O presente estudo busca analisar a utilização de um aplicativo como alternativa de desenvolvimento da região de Ouro Preto com vistas a potencializar os benefícios econômicos por meio do turismo. Para isso, pretende-se levantar as tendências de literatura sobre gamificação no turismo e sobre as noções sobre gamificação, identificar objetivos, contextos e abordagens da gamificação no setor do turismo e analisar o potencial da gamificação para a competitividade no turismo em Ouro Preto. É possível criar projetos de marketing turístico voltados para a gamificação, contudo é necessário ir além dos conhecimentos sobre os fundamentos do marketing, sendo imprescindível reconhecer sobre os fundamentos do jogo, e qual o papel da interação dessa modalidade com o produto turístico, sobre como ocasionar o imaginário do jogador / turista. Enquanto classificação metodológica, o estudo tem caráter qualitativo e exploratório pois busca a familiaridade com determinado tema, sendo dividido nas seguintes etapas: levantamento das tendências na literatura sobre gamificação no turismo; levantamento sobre as noções sobre gamificação; identificar objetivos, contextos e abordagens da gamificação no setor do turismo; e analisar o potencial da gamificação para a competitividade no turismo. Conclui-se que a gamificação em Ouro Preto pode trazer benefícios ao turismo da região, tornando as experiências mais dinâmicas e criativas.



Resumo Inglês:

Gamification can be understood as the application of aspects of games in other environments, being a possibility to develop tourist activity. The present study seeks to analyze the use of an application as an alternative for the development of the Ouro Preto region with a view to enhancing economic benefits through tourism. To this end, we intend to survey literature trends on gamification in tourism and notions about gamification, identify objectives, contexts and approaches to gamification in the tourism sector and analyze the potential of gamification for competitiveness in tourism in Ouro Preto. It is possible to create tourism marketing projects aimed at gamification, however it is necessary to go beyond knowledge about the fundamentals of marketing, and it is essential to recognize the fundamentals of the game, and the role of the interaction of this modality with the tourist product, on how to create the imaginary of the player/tourist. As a methodological classification, the study has a qualitative and exploratory character as it seeks familiarity with a certain topic, being divided into the following stages: survey of trends in the literature on gamification in tourism; survey of notions about gamification; identify objectives, contexts and approaches to gamification in the tourism sector; and analyze the potential of gamification for competitiveness in tourism. It is concluded that gamification in Ouro Preto can bring benefits to tourism in the region, making experiences more dynamic and creative.