Apócrifos, Pseudepígrafos, Cristianismo Primitivo

Reflexus

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ISSN: 2358-4874
Editor Chefe: José Adriano Filho
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

Apócrifos, Pseudepígrafos, Cristianismo Primitivo

Ano: 2018 | Volume: 12 | Número: 20
Autores: Kenner Roger Cazotto Terra Ronaldo de Paula Cavalcante
Autor Correspondente: Terra, Kenner Roger Cazotto; Cavalcante, Ronaldo de Paula | [email protected]

Palavras-chave: Semiótica, Cultura, Significação, Comunicação, Iuri Lótman.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O ambiente cultural – semiosfera – como lugar da comunicação de textos torna-se a base da linguagem. Cultura e linguagem são elementos da semiótica que inclusive possibilitam a produção de novos textos com funções de comunicação, sentido e memória cultural. A pesquisa semiótica foi ricamente desenvolvida em vários centros universitários da Rússia na década de 1960 em diante. Iuri Lotman foi um aglutinador e promotor destas reflexões que hoje estão presentes em praticamente todas as universidades e centros acadêmicos do mundo. Tal dinâmica pode ser observada igualmente em ambientes do judaísmo e cristianismo. Um bom exemplo é a abordagem semiótica do “Mito dos Vigilantes” presente no livro de Enoque e sua relação com o cristianismo nascente em diversos textos neotestamentários.



Resumo Inglês:

The cultural environment - semiosphere - as a space of the communication of texts is the basis of language. Culture and language are elements of semiotics that also enable the production of new texts with functions of communication, meaning and cultural memory. Semiotic research was richly developed in various Russian academic centres from the 1960s onwards. Iuri Lotman was an articulator and promoter of these reflections that are, nowadays, virtually in all universities and academic centers of the world. This dynamic can be equally observed in the realms of Christianity and Judaism. A good example is a semiotic approach to the ‘myth of the Watchers’ in the book of Enoch and its relation with the emerging Christianity in many New Testament texts.