Anti-documentário e perspectivismo: estratégias para fazer e olhar filmes (não) etnográficos

ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste

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ISSN: 2358-5587
Editor Chefe: Marcos Aurélio da Silva
Início Publicação: 01/01/2014
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Antropologia

Anti-documentário e perspectivismo: estratégias para fazer e olhar filmes (não) etnográficos

Ano: 2015 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: Eliska Altmann
Autor Correspondente: Eliska Altmann | [email protected]

Palavras-chave: documentário; arte; anamorfose e ontologia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Interseções entre arte e documentário são discutidas no artigo por intermédio de quatro materiais brutos. Quatro filmes brasileiros contemporâneos subdivididos em duas formas semânticas: documentário de (ou feito por) artista e documentário sobre (cujo tema é) artista. Com base em Folia no morro, de Arthur Omar (2008), Andarilho, de Cao Guimarães (2007), Cildo, de Gustavo Rosa de Moura (2008), e A obra de arte, de Marcos Ribeiro (2009), serão tratados os conceitos de anamorfose e ontologia, que compreendem formas “desenquadradas” e “enquadradas” de fazer arte do documentário (ou documentário-arte) e arte no documentário (ou documentário sobre arte).



Resumo Inglês:

Intersections between art and documentary are discussed in the article through four raw materials. Four contemporary Brazilian films subdivided into two semantic forms: documentary by (or made by) an artist and documentary on (whose theme is) an artist. Based on Folia no morro, by Arthur Omar (2008), Andarilho, by Cao Guimarães (2007), Cildo, by Gustavo Rosa de Moura (2008), and The work of art, by Marcos Ribeiro (2009), the concepts of anamorphosis and ontology, which comprise "out of place" and "framed" ways of making documentary art (or documentary-art) and art in documentary (or documentary about art).



Resumo Espanhol:

Las intersecciones entre arte y documental se discuten en el artículo a través de cuatro materias primas. Cuatro películas brasileñas contemporáneas subdivididas en dos formas semánticas: documental de (o realizado por) un artista y documental sobre (cuyo tema es) un artista. Basado en Folia no morro, de Arthur Omar (2008), Andarilho, de Cao Guimarães (2007), Cildo, de Gustavo Rosa de Moura (2008), y La obra de arte, de Marcos Ribeiro (2009), el conceptos de anamorfosis y ontología, que comprenden formas "fuera de lugar" y "enmarcadas" de hacer arte documental (o arte documental) y arte en documental (o documental sobre arte).



Resumo Francês:

Les intersections entre l'art et le documentaire sont discutées dans l'article à travers quatre matières premières. Quatre films brésiliens contemporains subdivisés en deux formes sémantiques: documentaire par (ou réalisé par) un artiste et documentaire sur (dont le thème est) un artiste. D'après Folia no morro, d'Arthur Omar (2008), Andarilho, de Cao Guimarães (2007), Cildo, de Gustavo Rosa de Moura (2008), et L'œuvre d'art, de Marcos Ribeiro (2009), le les concepts d'anamorphose et d'ontologie, qui comprennent des façons «hors de propos» et «cadrées» de faire de l'art documentaire (ou de l'art documentaire) et de l'art en documentaire (ou documentaire sur l'art).