ANTI-CONFLICTUALIST AND LIBERAL MINIMALISM OF RIGHTS: AN ANALYSIS FROM THE PERSPECTIVE OF INTEREST THEORY AND THE DYNAMIC APPROACH

Revista Opinião Jurídica

Endereço:
Avenida Dom Luís, 911. Campus Dom Luís.
Fortaleza / CE
60160196
Site: https://periodicos.unichristus.edu.br/opiniaojuridica
Telefone: (85) 3457-5396
ISSN: 2447-6641
Editor Chefe: Fayga Bedê
Início Publicação: 30/04/2003
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Direito

ANTI-CONFLICTUALIST AND LIBERAL MINIMALISM OF RIGHTS: AN ANALYSIS FROM THE PERSPECTIVE OF INTEREST THEORY AND THE DYNAMIC APPROACH

Ano: 2021 | Volume: 19 | Número: 30
Autores: Michele Beniamino Zezza
Autor Correspondente: Michele Beniamino Zezza | [email protected]

Palavras-chave: Minimalismo anti-conflitivista; Minimalismo liberal; Interest theory; Abordagem dinâmica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo descreve duas abordagens minimalistas diferentes em matéria de reconhecimento e proteção de direitos: as variantes anti-conflitivista e liberal. Nele, se reconstroem seus fundamentos histórico-culturais e se destacam os principais elementos de sua insustentabilidade teórica.

Metodologia: Para esse efeito, utilizam-se algumas ferramentas teóricas derivadas da combinação da interest theory contemporânea com uma abordagem dinâmica.

Objetivo: Um dos objetivos mais relevantes da pesquisa consiste em demonstrar a insustentabilidade teórica daquelas reconstruções que atribuem à sucessão histórica das diferentes categorias de direitos uma clara distinção estrutural entre direitos negativos, entendidos como “autoexecutivos”, e direitos positivos a prestações públicas.

Resultado: A conjunção dessas duas abordagens (teoria dinâmica e interest theory) fornece uma base conceitual adecuada para o reconhecimento dos direitos sociais em um nível de paridade em relação com os direitos tradicionais de liberdade; por outro lado, esta posição conduz diretamente à rejeição do minimalismo: as liberdades civis clássicas, da mesma forma que as condições materiais necessárias para uma existência digna, constituem bens ou interesses protegidos dos sujeitos que exigem prestações para serem garantidos.

Contribuições: A análise realiza uma investigação filosófica sobre os fundamentos teóricos dos direitos sociais em relação aos direitos liberais clássicos da primeira geração. Nesse sentido, produz-se um desenvolvimento doutrinal das suas bases conceituais com o objetivo de acabar definitivamente com a concepção canônica que defende a superioridade axiológica dos direitos da tradição liberal.