Análise do Comportamento de Compra de um Atacado em um Ambiente Simulado
Revista LAGOS
Análise do Comportamento de Compra de um Atacado em um Ambiente Simulado
Autor Correspondente: N. R. Messias | [email protected]
Palavras-chave: análise de rede, ars, comportamento do consumidor empresaria, compras, fator socioafetivo, jogos de empresa, marketing
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Durante o processo de compra, o comprador analisa alternativas em busca do produto que satisfaça suas necessidades. Durante este processo, vários fatores podem influenciar sua decisão, e uma delas é o fator socioafetivo, que seria a influência do relacionamento dos indivíduos que exercem alguma função relacionada ao processo de compras empresarial. Este artigo apresenta uma proposta para analisar as relações entre os indivíduos da mesma empresa e entre empresas diferentes, a fim de identificar o quanto a relação socioafetiva determina no comportamento de compra de uma empresa simulada. O referencial teórico conceitua o comportamento de compra empresarial, análise de rede social e jogos de empresas. Este estudo utiliza-se de pesquisa descritiva enquanto analisa o ambiente geral do jogo e utiliza como procedimentos técnicos o estudo de caso, pois analisa um atacado em específico. Os resultados apurados indicam que o relacionamento entre os indivíduos influencia no comportamento de compra de uma empresa no ambiente simulado.