Análise de Fluxo de Carga e Energia Gerada no Sistema Isolado da Ilha de Fernando de Noronha

REPA - Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada

Endereço:
Rua Benfica, n. 455 - Madalena
Recife / PE
50720001
Site: http://revistas.poli.br/index.php/repa/index
Telefone: (81) 3184-7513
ISSN: 2525-4251
Editor Chefe: Diego José Rátiva Millan
Início Publicação: 01/10/2018
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Engenharias

Análise de Fluxo de Carga e Energia Gerada no Sistema Isolado da Ilha de Fernando de Noronha

Ano: 2016 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: G. B. Napoleão, A. C. Neto
Autor Correspondente: G. B. Napoleão | [email protected]

Palavras-chave: Energia Fotovoltaica. Usina Tubarão. Energias Renováveis. Fernando de Noronha. Energia Solar. Fluxo de Carga

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho tem por objetivo apresentar as mudanças no fornecimento de energia pela CELPE na ilha de Fernando de Noronha, com a inclusão de duas plantas de energia fotovoltaica. Com um período de avaliação de 24 meses, foram utilizadas as medições de energia gerada pelas plantas de energia renovável, o consumo de toda a Ilha de Fernando de Noronha, antes e depois da entrada das novas usinas, e o carregamento por circuito de distribuição da rede CELPE. Também foram coletados dados de consumo de óleo da Usina Tubarão e energia gerada no sistema isolado da ilha e no período que antecede a instalação das duas plantas solares e comparado com o período pós instalação. Para o estudo de fluxo de carga do sistema elétrico, foi utilizado o software Interplan que possibilita o estudo do nível de tensão e carregamento por circuito analisando as melhorias proporcionadas pela geração fotovoltaica (GV), e comparando a possibilidade de máxima de geração com a situação atual. Os resultados mostram o potencial para instalação de fontes de Geração Distribuída bem como as melhorias para o sistema elétrico e ambiental que as mesmas proporcionam.



Resumo Inglês:

The technical paper presents the effect of energy supply in Fernando de Noronha Island when con-necting two photovoltaic solar plants to the electric power distribution system. The two photovoltaic solar plants were introduced by CELPE, the local utility. An analysis considering the inclusion of the two photovoltaic solar plants to the distribution grid has been carried out and compared to the former one. The results show the potential of connecting renewable energy sources as photovoltaic solar plants to the distribution grid, considering improvements to the electric power system and also the environmental aspects they provide.