Análise das práticas de preservação e acesso do acervo em microfilme do centro de registro e indicadores acadêmicos da Universidade Federal do Pará

Ágora

Endereço:
Campus UFSC/CED/CIN Prédio C Sala 204 - 2º andar
Florianópolis / SC
88040-900
Site: http://agora.emnuvens.com.br/ra
Telefone: (48) 3721-4075
ISSN: 27639045
Editor Chefe: Aline Carmes Krüger
Início Publicação: 01/06/1985
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da informação

Análise das práticas de preservação e acesso do acervo em microfilme do centro de registro e indicadores acadêmicos da Universidade Federal do Pará

Ano: 2020 | Volume: 30 | Número: 60
Autores: Bruna Marques da Silva, Roberto Lopes dos Santos Junior
Autor Correspondente: Bruna Marques da Silva | [email protected]

Palavras-chave: microfilmagem, preservação, universidade federal do pará, centro de registro e indicadores acadêmicos (ciac)

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Análise das técnicas de preservação dos microfilmes no acervo do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC) na Universidade Federal do Pará, discorrendo da importância desta para a garantia do acesso à informação, e possibilitando a apresentação de melhorias para o acervo microfilmado. Para a elaboração desta pesquisa, foi feito levantamento bibliográfico de artigos, livros e manuais e, a partir de estudo de caso, a aplicação de entrevistas e questionários aos funcionários que manuseiam o acervo no CIAC. A pesquisa realizou estudo sobre o histórico e características da microfilmagem, dos métodos e práticas de preservação dos microfilmes, e da situação do acervo microfilmado no CIAC. A pesquisa, observando a as práticas de preservação no local, percebeu que o CIAC apresenta algumas fragilidades de acondicionamento e manuseio desse material, onde foram sugeridas soluções para essas questões.



Resumo Inglês:

Analysis of the preservation strategies in the microfilm documentation of the Academic Register and Indicators Center (CIAC), located in the Federal University of Pará, discussing the importance of preservation to guarantee the access to information and making possible improvements in this microfilm collection. This research made a bibliographic survey and, based on a case study, the application of interviews and questionnaires to the employees that deal with the documentation in CIAC. The research made a study about the history, characteristics and the preservation practices on microfilms, and the strategies of preservation of microfilms in the CIAC documentation. The research perceived that the CIAC presents some fragilities of handling this material, with solutions suggested for these problems.