Análise da Conversação e oralidade em textos escritos

Revista Filologia e Linguística Portuguesa

Endereço:
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Prédio de Letras, 2º andar, sala 07
São Paulo / SP
05508-900
Site: http://www.revistas.usp.br/flp/
Telefone: (11) 3091-487
ISSN: 2176-9419
Editor Chefe: Prof. Dr. Sílvio de Almeida Toledo Neto
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística

Análise da Conversação e oralidade em textos escritos

Ano: 2015 | Volume: 17 | Número: 1
Autores: Luiz Antônio da Silva
Autor Correspondente: L. A. da Silva | [email protected]

Palavras-chave: Análise da conversação, conversação, oralidade, ensino de língua

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Marcuschi (1977) ressalta que a oralidade é um importante tópico a ser desenvolvido na sala de aula, mas, infelizmente, tem sido deixado de lado, pois professores e responsáveis pelo ensino não consideram a importância da oralidade no ensino de língua materna. A razão principal é o foco que é dado ao ensino de língua nas escolas brasileiras: a escola existe para ensinar a escrever e escrever bem. Apesar dos avanços dos estudos linguísticos sobre fala e escrita; apesar das contribuições da Sociolinguística e da Análise da Conversação; apesar dos preconceitos vencidos, especialmente sobre a distinção rigorosa entre as duas modalidades, há, ainda, um percurso a vencer. Dessa forma, é produtivo trazer à tona a discussão sobre fala e escrita. Decorridos vários anos da constatação de Marcuschi (1977), autores de livros didáticos, professores, pesquisadores e responsáveis pelo ensino de língua portuguesa têm outra postura teórica, mas, na prática, ainda, há muito que avançar, pois a escrita continua a ser o foco do ensino de língua portuguesa nas escolas brasileiras. Tudo indica que boa parte dos professores conhece a teoria, mas eles têm dificuldades na prática do cotidiano escolar. Este trabalho tem por objetivo analisar marcas de oralidade ou efeitos de oralidade em textos literários escritos, mais precisamente em diálogos produzidos. A partir dessas análises, busca-se dar subsídios ao professor de língua portuguesa, a fim de que ele possa trabalhar de forma coerente e produtiva. Para ilustrar nossas observações, escolhemos fragmentos de crônicas do escritor brasileiro Luís Fernando Veríssimo, publicadas em três obras: Comédias para se ler na escola,Sexo na cabeça e Amor Veríssimo.



Resumo Inglês:

Marcuschi (1977) points out that orality is an important topic to be developed in the classroom. Lamentably, however, it has been left aside, because teachers and those responsible for education do not consider it as an important feature to be emphasized in the mother tongue teaching. The main reason is the focus given to the language teaching in Brazilian schools: the school is supposed to teach writing, and how to write well. Despite the advances of Linguistic studies on speaking and writing; despite the contributions of Sociolinguistics and Conversation Analysis; and despite the overcoming of prejudices, especially on the strict distinction between the two modes, there is still a long way to go. Thus, it is beneficial to bring up a discussion on speaking and writing. After several years of Marcuschi´s findings (1977), textbook authors, teachers, researchers and those responsible for the Portuguese language teaching have another theoretical approach. Nonetheless, in practice, there is still a lot to be accomplished since writing continues to be the focus of the Portuguese language teaching in Brazilian schools. It seems that most of the teachers know the theory, but they experience difficulties when it comes to the practices of everyday school life. This paper aims to analyze oral marks or effects of orality in written literary texts, more precisely in dialogues produced. These analyzes will aid us in giving subsidies to a Portuguese teacher, so that he/she can work consistently and productively. To illustrate our observations, we have chosen fragments of chronicles written by Brazilian writer Luís Fernando Verissimo, published in three of his works: Comédias para se ler na escola, Sexo na cabeça e Amor Veríssimo.