Amazônia (s): Permanente colonialidade versus Ecologia integral

Fronteiras

Endereço:
Rua Almeida Cunha - sala C6, 8 andar – Bl G4 - Santo Amaro
Recife / PE
50050-480
Site: http://www.unicap.br/ojs/index.php/fronteiras/index
Telefone: (81) 2119-4332
ISSN: 2595-3788
Editor Chefe: Francisco de Aquino Júnior
Início Publicação: 16/06/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Teologia

Amazônia (s): Permanente colonialidade versus Ecologia integral

Ano: 2019 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Sinivaldo Silva Tavares
Autor Correspondente: Sinivaldo Silva Tavares | [email protected]

Palavras-chave: Amazônia, Colonialidade, Complexidade, Ecologia Integral, Laudato Sí

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O pano de fundo deste artigo é a celebração do Sínodo Panamazônico a se realizar em outubro de 2019. Sua trama, o nítido conflito entre dois paradigmas irreconciliáveis: “permanente colonialidade” e “ecologia integral”. O primeiro, apesar de hegemônico, tem apresentado visíveis sintomas de adoecimento. Posto que emergente, o segundo encontra-se em processo de gestação. É nosso intuito, num primeiro momento, explicitar as vicissitudes pelas quais vem atravessando a região amazônica desde a conquista e exploração colonialistas até os dias que correm, situando-as no bojo de um processo que se tem caracterizado por uma “permanente colonialidade”. Em seguida, analisaremos três das principais “invenções” da Amazônia, excogitadas pela Modernidade Colonial, que continuam vigentes: mata virgem, vazio demográfico e integridade nacional. Trata-se de construções ideológicas cujo objetivo é justificar discursos e práticas colonialistas e “entreguistas”, em prejuízo dos direitos básicos das populações que vivem na Amazônia. E, ao final, apresentaremos a proposta feita pelo papa Francisco na Laudato Sì’, publicada em maio de 2015, de uma ecologia integral enredada em torno a três nós interconectados: 1) a índole mistérica e complexa do real; 2) uma nova epistemologia: reconhecer, compreender e curar; 3) a consciência de que desafios complexos demandam práticas e saberes integrais. E a conclusão à qual chegamos é a de que, a partir da integralidade constitutiva da fé cristã, buscaremos discernir e reconhecer a complexidade inerente à vida e corresponder a ela mediante propostas e iniciativas igualmente integrais. É com esta específica atitude, portanto, que nos inserimos no processo em curso de preparação ao Sínodo. 



Resumo Inglês:

The background of this article is the celebration of the Panamazonic Synod to be held in October 2019. Its plot, the clear conflict between two irreconcilable paradigms: "permanent coloniality" and "integral ecology." The first, although hegemonic, has shown visible symptoms of illness. Once emergent, the second is in the process of gestation. It is our intention, at a first moment, to explain the vicissitudes that have been going through the Amazon region since colonial conquest and exploitation until the days that run, placing them in the midst of a process that has been characterized by a "permanent coloniality." Next, we will analyze three of the main "inventions" of the Amazon, which are still in force: virgin forest, demographic void and national integrity. These are ideological constructions whose objective is to justify colonialist discourses and practices and "surrenderers" to the detriment of the basic rights of the populations living in the Amazon. And finally, we will present the proposal made by Pope Francisco Laudato Sí, published in May of 2015, of an integral ecology entangled around three interconnected nodes: 1) the mysterious and complex nature of the real; 2) a new epistemology: to recognize, to understand and to heal; 3) the awareness that complex challenges demand integral practices and knowledge. And the conclusion we come to is that, from the constitutive integrality of the Christian faith, we will seek to discern and recognize the inherent complexity of life and to respond to it through equally integral proposals and initiatives. It is with this specific attitude, therefore, that we are inserted in the ongoing process of preparation for the Synod.