ALTERIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS AFROAMERICANAS: NICOLÁS GUILLÉN, SOLANO TRINDADE E NICOMEDES SANTA CRUZ

Revista Entheoria

Endereço:
Rua Orlando Tavares Macedo - Zona de Expansão (Aruana)
Aracaju / SE
49000447
Site: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/index
Telefone: (75) 9916-9070
ISSN: 2446-6115
Editor Chefe: Jean Paul d'Antony Costa Silva
Início Publicação: 02/07/2014
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

ALTERIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS AFROAMERICANAS: NICOLÁS GUILLÉN, SOLANO TRINDADE E NICOMEDES SANTA CRUZ

Ano: 2016 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: A. O. Queiroz.
Autor Correspondente: A. O. Queiroz. | [email protected]

Palavras-chave: ORALIDADE, ESCRITURA, ALTERIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Uma das vertentes de convergência entre as escritas afrodescendentes produzidas nas Américas durante o século XX foi a recorrência à oralidade e à consciência identitária como elementos estruturadores dos discursos poéticos e narrativos. Interferências desta ordem fazem-nos pensar em escritores latino-americanos de ascendência africana como o peruano Nicomedes Santa Cruz, o cubano Nicolás Guillén e o brasileiro Solano Trindade. Nos três autores, esta relação entre oralidade e escritura parece beber em fontes similares que vão da tradição oral dos povos ameríndios e dos antigos gritos africanos aos recursos mnemônicos utilizados pelos contadores  e contadoras de histórias e suas narrativas orais em situação de performance, ladeadas pelos ditos populares, chistes e advinhas, bem como pelo labor dos cantadores rurais e urbanos de tradição ibérica, presentes tanto no Peru (décimas, yaravíes) como em Cuba (contrapunteos, guajiras) ou no Nordeste do Brasil (cantorias de viola, emboladas). Apoiada numa reflexão crítica que inclui estudos de Ojeda, Orihuela, Glissant, Retamar, Bernd, Santiago e Zumthor, este texto recorta algumas questões relativas às alteridades afro-americanas expressas no discurso artístico dos supracitados poetas.



Resumo Inglês:

One of the convergence trends among Afrodescendant writings produced in the Americas during the 20th century was the recurrence of orality and identity consciousness as structuring elements of poetic and narrative discourses. Interference of this order makes us think of Latin American writers of African descent such as Nicomedes Santa Cruz, Peruvian, Nicolás Guillén, Cuban, and Solano Trindade, Brazilian. In the work of these authors, the relationship between orality and writing seems to be drawn from similar sources, ranging from the oral tradition of the Amerindian peoples and from the old African cries to the mnemonic resources used by accountants and storytellers and their oral narratives in performance situations, counting with popular sayings, jokes and riddles, as well as with the work of rural and urban singers of Iberian tradition, which can be found in Peru (décimas, yaravíes), Cuba (contrapunteos, guajiras) or in the Northeast of Brazil (cantorias de viola, emboladas). This text is based on a critical reflection that includes studies by Ojeda, Orihuela, Glissant, Retamar, Bernd, Santiago and Zumthor and outlines some questions related to the Afro-American alterities expressed in the artistic discourse of the aforementioned poets.