ALEGORIA DA EUCARISTIA – MODELOS GRÁFICOS COMUNS NA PINTURA DOS SÉCULOS XVII E XVIII NA POLÔNIA E NO PERU

Coletânea

Endereço:
Rua Dom Gerardo - nº 68 - 6º andar - Centro
Rio de Janeiro / RJ
20090-030
Site: http://www.revistacoletanea.com.br
Telefone: (21) 2206-8100
ISSN: 1677-7883 impresso / 2763-6992 online
Editor Chefe: D. Anselmo Chagas de Paiva - OSB
Início Publicação: 14/05/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar

ALEGORIA DA EUCARISTIA – MODELOS GRÁFICOS COMUNS NA PINTURA DOS SÉCULOS XVII E XVIII NA POLÔNIA E NO PERU

Ano: 2013 | Volume: 12 | Número: 24
Autores: Ewa Kubiak
Autor Correspondente: Ewa Kubiak | [email protected]

Palavras-chave: Arte barroca. Arte colonial. Iconografia. Pintura alegórica. Prensa Mística

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A iconografia do mundo cristão nos séculos XVII e XVIII tem muitas características comuns, apesar da enorme distância entre as suas várias partes. De Manila e Goa, passando pela Europa (da Polônia até a Espanha), até à longínqua América Latina podemos encontrar composições artísticas muito parecidas. Os meus interesses concentram-se nos modelos holandeses e a sua presença e popularidade naqueles dois extremos do mundo cristão (Peru e Polônia). Havia alguns temas mais populares do que outros. Eram frequentemente repetidas obras de motivo Vanitas, cenas de boa morte ou do Juízo Final. Igualmente importantes parecem ser as composições que ilustram os mistérios dos sacramentos, dos quais o mais importante para a fé cristã é o sacramento da Eucaristia, muitas vezes pintado de forma alegórica. Esta pequena análise aplica-se a alguns tipos de representações ligadas à alegoria da Eucaristia, cuja iconografia revela muitas características comuns tanto na Polônia como no Peru. Devemos ligar estas composições ao culto da Eucaristia, característico da época pós-tridentina.



Resumo Inglês:

The iconography of the Christian world in the seventeenth and eighteenth centuries has many features in common, despite the huge distance between its various parts. From Manila and Goa through Europe (from Poland to Spain) to the distant Latin America one can find artistic compositions which are very similar. My interests focus on Dutch models and their presence and popularity in those two extremes of the Christian world (Peru and Poland). There were some themes more popular than others. Vanitas works, good death scenes or Doomsday were often repeated. Equally important seem to be the compositions that illustrate the mysteries of the sacraments, of which the most important to the Christian faith is the sacrament of the Eucharist, often painted in allegorical form. This short analysis applies to some types of representations linked to the allegory of the Eucharist, whose iconography reveals many common features both in Poland and in Peru. We link these compositions to the worship of the Eucharist, characteristic of the post-Tridentine period.