AFETAÇÕES EM CAMPO: o desafio da experiência etnográfica

Áltera

Endereço:
Programa de Pós-graduação em Antropologia. Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Conjunto Humanístico Bloco IV. Cidade Universitária.
João Pessoa / PB
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Site: http://periodicos.ufpb.br/index.php/altera/index
Telefone: (83) 98631-8440
ISSN: 24479837
Editor Chefe: Lara Santos de Amorim
Início Publicação: 30/11/2015
Periodicidade: Semanal
Área de Estudo: Antropologia

AFETAÇÕES EM CAMPO: o desafio da experiência etnográfica

Ano: 2016 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: S. P. Menezes, M. R. R. Batista
Autor Correspondente: S. P. Menezes | [email protected]

Palavras-chave: Teoria Queer, Etnografia, Gênero, Ser afetado

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho objetiva expor como, a partir do espetáculo teatral Agreste e seus efeitos, nos apropriamos de uma metodologia que pretende trazer como tema a desconstrução do gênero na perspectiva queer. Deste modo, nos inspiramos no método das afetações proposto e desenvolvido por Favret-Saada (2009), quando fez a sua etnografia sobre feitiçaria no Bocage (França), e que viveu a mesma situação do nativo, ou seja, experimentou o lugar do nativo, ao invés de imaginá-lo, sendo o único meio possível para obter informações dos pesquisados. Apoiamo-nos também na proposta desenvolvida por Turner (1985) na antropologia da experiência e performance. Além disso, o trabalho colocou em tensão a relação dicotômica entre sujeito/objeto na pesquisa. Ao fim, foi possível perceber como o espetáculo, o exercício da pesquisa e os discursos e experiência do público se encontraram para discutir a trama entretecida pela peça Agreste, demonstrando como a sexualidade diz mais sobre como a sociedade se organiza do que sobre as práticas sexuais em si.



Resumo Inglês:

This work aims to expose the way by which, from analysing the theatre spectacle Agreste and its effects on audiences, we appropriate of a methodology which intends to bring out the gender deconstructing from the queer perspective. Thereby, we are inspired by the method of affectations proposed and developed by Favret-Saada (2009), when she made his ethnography about witchcraft in Bocage (France), and lived the same situation as the native, that is, she experienced the place of the native, instead of to imagine it, being the only possible way to obtain information from those surveyed. We also had the support of the methodology of doing anthropology of experience and performance developed by Turner (1985). Besides that, our work put in tension the dichotomy between object-subject in research. Lastly it was possible realising how the referred spectacle, the research exercises, the audiences’ discourses and experiences meet themselves in order to discuss the play’s plot building, showing as the sexuality says more about how society organizes itself than about sexual practices in themselves.