Adaptação biopsicossocial de pacientes que vivenciam a hemodiálise.

Revista Prevenção de Infecção e Saúde

Endereço:
Prevenção e controle de Infecção em Serviços de Saúde (NUPCISS) - Programa de Pós Graduação Mestrado e Doutorado em Enfermagem - Universidade Federal do Piauí - UFPI - Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Teresina / PI
64049-550
Site: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/nupcis/about/contact
Telefone: (86)3215-5565
ISSN: 2446-7901
Editor Chefe: Maria Eliete Batista Moura
Início Publicação: 31/12/2014
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Saúde coletiva

Adaptação biopsicossocial de pacientes que vivenciam a hemodiálise.

Ano: 2015 | Volume: 1 | Número: 4
Autores: Márcia Astrês Fernandes, Aline Raquel de Sousa Ibiapina, Robspierry de Oliveira Fernandes, Francisco Paulo Pinheiro Junior, Suziane Carvalho de Oliveira, Rosane da Silva Santana.
Autor Correspondente: Marcia Astres Fernandes <[email protected]> | [email protected]

Palavras-chave: Hemodiálise; Insuficiência Renal; Enfermagem;

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Objetivos: descrever como acontece a adaptação biopsicossocial em pessoas com IRC durante o tratamento hemodialítico. Métodos: trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, realizada com vinte pacientes de uma clínica de hemodiálise de um hospital do município de Teresina - PI. A coleta de dados aconteceu no período de janeiro a março de 2011, sendo esta feita por meio da técnica da entrevista semiestruturada, sob aprovação do CAEE: 4891.0.000.044-10. Resultados:com base na análise de conteúdo foram construídas duas categorias semânticas: Reações ao saber do diagnóstico de doença renal crônica e; Dificuldades na adaptação ao tratamento hemodialítico. Conclusão:evidenciou-se que a descoberta de ser portador de doença renal e da necessidade da realização de hemodiálise tens afetado o cotidiano dos indivíduos, causando limitações biopsicossociais além do impacto na saúde mental.