ADALGISA NERY EM TRÊS COMPOSIÇÕES LÍRICAS

Revista Araticum

Endereço:
Rua Figueira, 39 - Vila Brasília - Montes Claros - MG
Montes Claros / MG
39400146
Site: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/araticum/index
Telefone: (38) 3229-8234
ISSN: 2179-6793
Editor Chefe: Osmar Pereira Oliva
Início Publicação: 31/05/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras

ADALGISA NERY EM TRÊS COMPOSIÇÕES LÍRICAS

Ano: 2017 | Volume: 16 | Número: 2
Autores: Éverton Barbosa Correia
Autor Correspondente: É. B. Correia | [email protected]

Palavras-chave: Poesia brasileira moderna, Adalgisa Nery, Crítica modernista, Estilo, Subjetividade Poética.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Em 1937 Adalgisa Nery publicou um livro intitulado Poemas, sob organização de Murilo Mendes, que havia publicado um título homônimo em 1930 e era próximo ao casal Nery antes mesmo daquela primeira publicação da poetisa. Diante de tais referências, abordaremos três composições líricas ali coligidas, a pretexto de conferir um perfil autoral à escritora, para quem o poeta mineiro se faz referência obrigatória, sobretudo após a apreciação daquele seu livro por Mário de Andrade no célebre ensaio “Poesia em 1930”. A partir daí, esmiuçaremos os princípios acionados pelo modernista para avaliar a produção poética da época, já que não houve registro da recepção crítica da produção literária da iniciante, que só veio a se tornar figura pública na segunda metade daquela década.



Resumo Inglês:

In 1937 Adalgisa Nery published a book titled Poemas, organized by Murilo Mendes, who had published an eponymous title in 1930 and was close to the couple Nery even before that first publication of the poet. Faced with such references, we will discuss three poetic compositions collected there, on the pretext of giving an authorial profile to the writer, to whom Murilo Mendes was a mandatory reference, especially after an appreciation of his book by Mário de Andrade in the famous essay "Poesia em 1930". From there, we will address principles triggered by the modernist to assess the poetry of the time, since there was no record of the critical reception of the literary production of the beginner who only became a public figure in the second half of that decade.