“VIDA”, construção da própria Vida e lugar teológico

Mandrágora

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ISSN: 2176-0985
Editor Chefe: Sandra Duarte de Souza
Início Publicação: 01/02/1994
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia

“VIDA”, construção da própria Vida e lugar teológico

Ano: 2014 | Volume: 20 | Número: Não se aplica
Autores: C. S. Pousa
Autor Correspondente: C. S. Pousa | [email protected]

Palavras-chave: Vida, lugar teológico, humanismo, ecoteologia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este texto se refere a Ivone Gebara, filósofa e teóloga, como minha companheira de Congregação, e expõe também idéias de seu trabalho  “Quando o outro mundo não justifica a vida: sabedoria ecofeminista a partir do cotidiano”. Sua proposta central nesse texto é a da percepção de que os muitos deuses que elegemos em nossas histórias não nos permitem privilegiar a vida e encontrar nela o “Deus da Vida”. Torna-se necessária a busca de um novo humanismo no seio do qual a transcendência de tudo se inscreve.



Resumo Inglês:

This text refers to Ivone Gebara, philosopher and theologian, a companion in my congregation. It also exposes the ideas of her work, When the other world does not justify life: ecofeminist wisdom from everyday life (2010). Her main proposal in this paper is to show that the many gods we elect in our history do not allow us to privilege life and find the “God of Life” in it. It is necessary to seek a new humanism within which is inscribed the transcendence of everything.



Resumo Espanhol:

Este texto se refiere a Ivone Gebara, filósofa y teóloga, mi compañera de Congregación, y expone también ideas de su trabajo “Cuando el otro mundo no justifica la vida: sabiduría ecofeminista a partir del cotidiano”. Su propuesta central en este texto es su percepción de que los muchos dioses que elegimos en nuestras historias no nos permiten privilegiar la vida y encontrar en ella el “Dios de la Vida”. Se hace necesaria la búsqueda de un nuevo humanismo en el seno del cual la trascendencia de todo se inscribe.