“TRIÁNGULO ISÓSCELES” Y “MEMORIA ELECTRÓNICA”: REALISMO MÁGICO Y REALISMO FANTÀSTICO EN MARIO BENEDETTI

Estação Literária

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ISSN: 19831048
Editor Chefe: Mateus Fernando de Oliveira
Início Publicação: 29/02/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Letras

“TRIÁNGULO ISÓSCELES” Y “MEMORIA ELECTRÓNICA”: REALISMO MÁGICO Y REALISMO FANTÀSTICO EN MARIO BENEDETTI

Ano: 2011 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Dogomar González Baldi
Autor Correspondente: BALDI, A. D. G | [email protected]

Palavras-chave: Realismo Mágico, Realismo Fantástico, Realismo Maravilhoso, Estranhamento / Magic Realism, Fantastic Realism, Wonderful Realism, Strangeness

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente ensaio tem por objetivo trazer a conhecimento a existência do Realismo Mágico e o Realismo Fantástico na produção literária do escritor uruguaio Mario Benedetti a partir dos contos extraídos da sua obra Despistes y Franquezas, 1989, “Triángulo isósceles” e “Memoria electrónica”, respectivamente. O trabalho se propõe a discutir estes gêneros, que geralmente provocam confusão diante da falta de unanimidade de critérios e opiniões, desde a ótica de seus principais precursores latino-americanos como os escritores Alejo Carpentier e Mario Vargas Llosa, juntamente com os suportes teóricos de Max Milner, Beatriz Sarlo e Jaime Hagel Echeñique, entre outros.



Resumo Inglês:

The present essay has the intention to bring to knowledge the Magic Realism and Fantastic Realism in the Uruguayan writer Mario Benedetti literature production from the Despistes y franquezas, 1989, “Triangulo isosceles” and “Memoria electronica”. The article tries to discuss both literature genres that generally provoke confusion because of the lack of opinion and criteria consensus, with the help of its main forerunner Latin-American writers such as Alejo Carpentier and Mario Vargas Llosa together with the theoretical contributions of Max Milner, Beatriz Sarlo and Jaime Echenique, among others.