“Sul maravilha”: experiências diaspóricas nordestinas na música popular brasileira das décadas de 1960 e 1970

Artcultura

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ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

“Sul maravilha”: experiências diaspóricas nordestinas na música popular brasileira das décadas de 1960 e 1970

Ano: 2016 | Volume: 18 | Número: 33
Autores: André Rocha Leite Haudenschild
Autor Correspondente: André Rocha Leite Haudenschild | [email protected]

Palavras-chave: diáspora nordestina; história cultural; música popular brasileira.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo pretende identificar a constituição de uma tópica que se propaga como uma longeva tradição literomusical em nossa canção popular: a experiência diaspórica vivenciada por compositores majoritarimente nordestinos em seus trânsitos migratórios aos centros urbanos protagonistas do processo de modernização nacional, no decorrer do século XX, e que vai se manifestar como uma tensão civilizatória entre os universos culturais do “sertão” e da “metrópole”, entre as décadas de 1960 e 1970. Nessa linha, tomaremos como objeto de análise um conjunto de canções para buscarmos entender essa experiência diaspórica como uma temática germinal na música popular brasileira, atrelada à invenção do “sertão” como um “espaço de memória”, físico e imaterial.



Resumo Inglês:

The article aims at identifying the creation of a topic that is disseminated as a long literary and musical tradition within our popular song: the diasporic experience of composers (mainly from the Brazilian Northeast) during their migration to the urban centers that were the protagonists of national modernization throughout the twentieth century, which will manifest itself as a civilizing tension between the cultural universes of “sertão” and “metropolis” in the 1960s and 1970s. The object of this analysis is a set of songs, based on which we try to understand this diasporic experience as a germinal theme in Brazilian popular music linked to the invention of “sertão” as a physical and immaterial “space of memory” as well as the manifestation of a symptomatic “malaise of civilization” that will become widespread in the Brazilian popular song from the mid-1960s on.