“Os modos de existência” de um avatar: imagem, inventário e perfil

Vivência: Revista de Antropologia

Endereço:
Campus Universitário, CCHLA - Departamento de Antropologia - Lagoa Nova
Natal / RN
59.152-2240
Site: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/index
Telefone: (84) 3342-2240
ISSN: 2238-6009
Editor Chefe: Julie Antoinette Cavignac
Início Publicação: 07/05/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Sociologia

“Os modos de existência” de um avatar: imagem, inventário e perfil

Ano: 2015 | Volume: 1 | Número: 45
Autores: L. G. Gomes
Autor Correspondente: L. G. Gomes | [email protected]

Palavras-chave: Mundos virtuais, Second Life, Avatares

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No presente artigo pretendo descrever e analisar os modos de existência de um objeto técnico - o avatar no Second Life - tomando como ponto de partida minha experiência de antropóloga brasileira e residente neste mundo virtual. Aparentemente a proposta pode parecer subverter alguns paradigmas tradicionais da disciplina, mas como se verá mais adiante, é somente desta forma que poderia falar de uma perspectiva interna (êmica) sobre este mundo virtual, no qual essas “criaturas” existem e habitam. Somente ao conectar-me aos meus próprios avatares e ter estabelecido com eles “laços fortes” (GRANOVETTER, 2001), isto é, ter desenvolvido com eles certos regimes de engajamento, que me foi possível ter condições de examinar de perto seus respectivos modos de existência, dando conta de que esses objetos ou “criaturas” possuem uma existência tridimensional no contexto do próprio sistema técnico e ambiente no qual são gerados e habitam, a saber: o modo Imagem em 3D, o modo Inventário e o modo Perfil. Meu argumento, é que não se pode conceber o avatar no Second Life sem esses três aspectos, ou modos, uma vez que, tecnicamente falando, um modo não existe sem os demais.

 



Resumo Inglês:

In this article I intend to describe and analyze the modes of existence of a technical object - the avatar in Second Life - taking my experience as a Brazilian anthropologist and resident in this virtual world as a starting point. Apparently the proposal may seem to subvert some traditional paradigms of the discipline, but as it will be seen below, it is only that one could speak of an internal perspective (emic) on this virtual world in which these "creatures" dwell. Only when I´m connected to my own avatars and I have established the "Strong ties" (Granovetter, 2001) with them, that is, we - myself and them - have developed certain engagement schemes, I can be able to closely examine their respective modes of existence. So, in the context of the technical system and environment in which they arise and live, these objects or "creatures" have a three-dimensional existence, namely: the 3D Image mode, the mode Inventory and the mode Profile. My argument is that one cannot conceive the avatar in Second Life without these three aspects, or modes; technically speaking, there is no possible existence of one without the other.