“Lá vêm dois irmãozinhos de 762”: música funk, cenas e sonoridades do Rio de Janeiro na década de 1990

Artcultura

Endereço:
AV: JOãO NAVES DE ÁVILA, 2121
Uberlândia / MG
0
Site: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura
Telefone: (34) 3239-4130
ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

“Lá vêm dois irmãozinhos de 762”: música funk, cenas e sonoridades do Rio de Janeiro na década de 1990

Ano: 2018 | Volume: 20 | Número: 36
Autores: João Augusto Neves
Autor Correspondente: João Augusto Neves | [email protected]

Palavras-chave: funk; neoliberalismo; guerras particulares.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Dentre os diferentes compassos da par-titura política e econômica composta durante o processo de redemocratiza-ção no Brasil na década de 1990, alguns deles foram rimados e ritmados pela música funk. Uma escuta cuidadosa das canções desse gênero musical, embala-do nos morros cariocas, pode nos reve-lar as sensibilidades daqueles(as) que se encontravam à margem do receitu-ário neoliberal adotado no país. Nesse sentido, proponho desenredar alguns fi os da canção “Rap das armas”, a qual circulou entre diferentes vozes da cena e se consagrou, então, como a princi-pal produção do funk feito no Brasil. Perceberemos, a partir dessa análise, os sentimentos que envolveram as performances de funk preocupadas em narrar as guerras particulares das re-giões empobrecidas do Rio de Janeiro. Fica explícito, a cada batida ouvida, como esse gênero vocaliza experiências traumáticas sofridas na última década do século XX naquela cidade.



Resumo Inglês:

Some of the diff erent bars of the political and economic score writt en during the Brazilian 1990s democratization process were orchestrated by funk music. A cau-tious listening of songs of this musical genre, from Rio de Janeiro’s hills, might reveal the sensitivity of those who were marginalized by the neoliberal prescrip-tions the country adopted. Therefore, I aim at untanglinga fewthreads in the song “Rap das armas”, which was sung by diff erent voices and became the main production inthe funk genre. This analysis points out the feelings involved in the funk performances that wished to narrate private wars against poor neighborhoods in the city. Every beat clearly shows how this genre voices traumatic experiences of the late 20th century in Rio de Janeiro