“Junto aos rios de Babilônia”: o exílio do cântico litúrgico autóctone
Caminhando (online)
“Junto aos rios de Babilônia”: o exílio do cântico litúrgico autóctone
Autor Correspondente: Luiz Carlos Ramos | [email protected]
Palavras-chave: hinologia, liturgia, música litúrgica, espiritualidade autóctone
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Inspirada por um Credo Social, nas décadas de
1970-80, os metodistas brasileiros sonharam com
uma Igreja de Dons e Ministérios. Esse sonho
afetou todas as instâncias da vida comunitária,
inclusive a hiologia da época. O repertório hinódico
de então passou a ser elaborado levando-se em
conta aspectos tais como qualidade poéticoteológica
das letras, que deveriam estar encarnadas
na realidade brasileira, bem como com a qualidade
rÃtmico-harmônica que deveria ser compatÃvel com
a excelência da tradição cultural-musical brasileira.
Resumo Inglês:
Inspirited by the social creed, Brazilian Methodists
dreamed with a Church where the ministries are
based on the peoples´ talents. This dream informed
the church on its different levels, including the
hymnology of the time. For the new repertory
people started to consider the poetic-theological
quality of a text, its compatibility with Brazilian
culture and reality, and the quality of harmony and
rhythm able to be in tune the excellent cultural and
musical tradition of Brazil.
Resumo Espanhol:
Inspirada por un Credo Social, en las décadas de
1970-80, los metodistas brasileños soñaron con
una Iglesia de Dones y Ministerios. Ese sueño afectó
todas las instancias de la vida comunitaria, incluso
la himnologÃa de la época. El repertorio himnódico
de entonces pasó a ser elaborado teniendo en
cuenta aspectos como la calidad poético-teológica
de las letras, que deberÃan estar encarnadas en la
realidad brasileña, bien como con la calidad rÃtmicoharmónica
que deberÃa ser compatible con la excelencia
de la tradición cultural-musical brasileña.