“Isto não é um cachimbo”: designares para um desenho e um ensino do Desenho emancipador

Revista Apotheke

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ISSN: 2447-1267
Editor Chefe: Jociele Lampert
Início Publicação: 31/12/2015
Periodicidade: Semestral

“Isto não é um cachimbo”: designares para um desenho e um ensino do Desenho emancipador

Ano: 2019 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: F. P. Vasconcelos
Autor Correspondente: F. P. Vasconcelos | [email protected]

Palavras-chave: artes visuais; desenho; ensino do desenho; formação de professores de artes visuais

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho busca demonstrar e refletir sobre o Desenho e seu ensino desde compreensões de uma investigação Doutoral em Educação Artística na Universidade do Porto, Portugal, finalizada no ano de 2015. Além disso, discute sobre os métodos de pesquisa escolhidos em Arte/Educação Baseada nas Artes Visuais, de forma a contextualizar as plataformas metodológicas apropriadas para a problemática apresentada. No enfoque e na necessidade de interpretar o que vem a ser “saber desenhar” e “não saber desenhar”, que trago  algumas considerações a partir de narrativas visuais no diário de bordo da referida pesquisa, (re)olhando para suas questões próprias, questionando os discursos e as práticas disseminados em cursos de licenciatura na atualidade. Por fim, sugero uma maior atenção para o Desenho e seu ensino na formação de professores de Artes Visuais no Brasil e em Portugal.



Resumo Inglês:

This work seeks to demonstrate and reflect on Drawing and its teaching since the comprehension of a Doctoral Research in Artistic Education at the University of Porto, Portugal, finalized in the year 2015. In addition, it discusses the research methods chosen in Art/Education Based on Visual Arts, in order to contextualize the appropriate methodological platforms for the presented problem. Focused and on the need to interpret what is to be "know how to draw" and "do not know how to draw", I bring some considerations from visual narratives in the logbook of that research, (re) looking at their own questions, questioning the discourses and practices disseminated in Visual Arts Teachers Education courses at the present time. By the end, I suggest a greater attention to the Drawing and its teaching in the Visual Arts Teachers Education in Brazil and Portugal.