“Felizes sucessos da Bahia”: disputas da narrativa da revolução constitucionalista na Bahia ao longo das Cortes Gerais de Lisboa (1821-1822)

Revista Nordestina de História do Brasil

Endereço:
Rua Maestro Irineu Sacramento, s/n - Centro
Cachoeira / BA
44300000
Site: https://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiadobrasil/index
Telefone: (73) 9817-7328
ISSN: 2596-0334
Editor Chefe: Geferson Santana
Início Publicação: 16/01/2019
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

“Felizes sucessos da Bahia”: disputas da narrativa da revolução constitucionalista na Bahia ao longo das Cortes Gerais de Lisboa (1821-1822)

Ano: 2018 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Antonio Cleber da Conceição Lemos
Autor Correspondente: Antonio Cleber da Conceição Lemos | [email protected]

Palavras-chave: Narrativa. Revolução Constitucionalista. Bahia. Cortes Gerais de Lisboa.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo, temos por objetivo discutir as disputas e usos políticos em torno da narrativa da chamada “Revolução Constitucionalista” de 1821 na Bahia, com vistas a entender como os deputados da província buscaram utilizá-la, nas Cortes Gerais de Lisboa, para legitimar seus projetos e argumentos. Discursos de deputados portugueses também estão presentes nos debates, bem como os de D. Pedro I e demais personalidades políticas do mundo luso-brasileiro da época. Como fontes, foram utilizados os Diários das Cortes Gerais de Lisboa e periódicos. Foi utilizada como base metodológica os postulados da História Política Renovada, em especial, no que diz respeito às concepções da História Social dos Conceitos e da análise do discurso como expressão de uma cultura política.