The “contemplative imagination” of Edgar Allan Poe

Guavira Letras

Endereço:
Avenida Ranulpho Marques Leal, 3484 - Distrito Industrial II
Três Lagoas / MS
79613-000
Site: http://www.guaviraletras.ufms.br
Telefone: (67) 3509-3701
ISSN: 1980-1858
Editor Chefe: Kelcilene Grácia-Rodrigues
Início Publicação: 01/08/2005
Periodicidade: Trimestral

The “contemplative imagination” of Edgar Allan Poe

Ano: 2018 | Volume: 14 | Número: 26
Autores: Maria Alice Ribeiro Gabriel
Autor Correspondente: M. A. R. Gabriel | [email protected]

Palavras-chave: Santo Agostinho, Edgar Allan Poe, eureka, Deus, neoplatonismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Os primeiros filósofos cristãos, a exemplo de Santo Agostinho, foram inspirados pela metafísica e epistemologia de Platão. O pensamento de Agostinho sobre Deus enquanto fonte de absoluta beleza, bondade e verdade refletiu a Teoria das Formas, de Platão, segundo a qual cada entidade no mundo representa uma forma ou ideia perfeita daquela entidade. Para Santo Agostinho, Deus é a fonte das formas. Segundo Edgar Allan Poe, nos últimos dias de sua vida literária, “os planos de Deus são perfeitos”. Aspectos do Neoplatonismo nos escritos de Poe têm sido examinados de diversas maneiras. Vários autores discutiram a conexão entre a prosa ficcional de Poe e as especulações cosmológicas presentes em Eureka (1848). Alternativamente, pesquisadores examinaram a interação entre seus ensaios, cartas e os argumentos filosóficos de seu longo “Poema em Prosa”. O propósito deste ensaio é correlacionar alguns argumentos filosóficos de Eureka ao Neoplatonismo de Santo Agostinho. O objetivo é propor uma análise comparativa entre aspectos da filosofia de Santo Agostinho e a visão neoplatônica de Deus apresentada por Poe. Os resultados são discutidos à luz de uma perspectiva literário-filosófica e sugerem similaridades entre o pensamento de Poe e o Neoplatonismo cristão de Santo Agostinho.



Resumo Inglês:

Early Christian philosophers like Saint Augustine was inspired by Plato‟s metaphysics and epistemology. Saint Augustine's understanding of God as a source of absolute beauty, goodness and truth mirrored Plato's thinking idea of "forms." For Plato, every entity in the world represents a perfect form or idea of that entity. For Saint Augustine, God is the source of the forms. For Poe, near the end of his literary life, “the plots of God are perfects”. Aspects of the Neoplatonism in Edgar Allan Poe‟s writings have been examined in a variety of ways. Many scholars discussed the connection between his prose fiction and the cosmological speculations presented in Eureka (1848). Alternatively, researchers examine the interaction between Poe‟s essays, letters and the philosophical arguments of his long “Prose Poem”. The aim of this essay is to correlate some philosophical arguments of Eureka to Saint Augustine‟s Neoplatonism. The objective is to propose a comparative analysis between features of Saint Augustine‟s philosophy and Poe‟s Neoplatonic vision of God. The results are discussed in the light of a literary-philosophical perspective and suggest similarities between Poe‟s thought and Saint Augustine‟s Christian Platonism.