“Como o fotógrafo artista vê os aspectos mais marcantes da cidade”: Fotografia amadora e poder público na construção da imagem de Belo Horizonte em 1953

Revista Maracanan

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ISSN: 1807-989X
Editor Chefe: Tania Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira
Início Publicação: 01/12/1999
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: História

“Como o fotógrafo artista vê os aspectos mais marcantes da cidade”: Fotografia amadora e poder público na construção da imagem de Belo Horizonte em 1953

Ano: 2020 | Volume: 0 | Número: 24
Autores: Lucas Mendes Menezes
Autor Correspondente: Lucas Mendes Menezes | [email protected]

Palavras-chave: Fotografia Amadora, Belo Horizonte, Arquitetura

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O ponto de partida deste artigo é a realização da “Primeira Exposição Fotográfica de Motivos Belorizontinos”, mostra organizada em 1953 através da parceria de um coletivo de fotógrafos amadores e a Prefeitura Municipal da capital mineira. Nosso interesse é entender como o olhar do fotógrafo amador se direciona a cidade, qual o seu espaço de atuação, seus condicionamentos e, claro, analisar as imagens que resultam desse encontro. Neste sentido, será preciso considerar a fotografia em paralelo às demais iniciativas culturais apoiadas pelo poder público no período, assim como se é possível filiá-la a um projeto político específico. A discussão em torno da mostra de 1953 também nos aproximará do universo da propaganda política, da relação entre arquitetura, poder público e cidade, assim como de discussões próprias ao universo da cultura visual e da circularidade cultural.



Resumo Inglês:

The starting point of this article is the realization of "Primeira Exposição Fotográfica de Motivos Belorizontinos", exhibition organized in 1953 through the partnership of a collective of amateur photographers and the Municipality of Belo Horizonte. Our interest is to understand how the vision of the amateur photographer is directed to the city, what is their reach, their conditioning and of course, what images result from this association. In this regard, we need to analyse the photography in parallel to other cultural initiatives supported by the government in the period, as well if it is possible to associate the pictures with a specific political project. The discussion around the exhibition from 1953 would also approach the universe of political propaganda, the relationship between architecture, government and urban life, and questions connected to the visual culture and cultural circularity.