“A(r)tivismos” cinematográficos queer of color: as ações de resistência e agência do coletivo Queer Women of Color Media Arts Project

ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste

Endereço:
Avenida Fernando Corrêa da Costa, 2367 - Boa Esperança
Cuiabá / MT
Site: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/index
Telefone: (65) 8427-1704
ISSN: 2358-5587
Editor Chefe: Marcos Aurélio da Silva
Início Publicação: 01/01/2014
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Antropologia

“A(r)tivismos” cinematográficos queer of color: as ações de resistência e agência do coletivo Queer Women of Color Media Arts Project

Ano: 2015 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: Glauco Batista Ferreira
Autor Correspondente: Glauco Batista Ferreira | [email protected]

Palavras-chave: micropolíticas e movimentos LGBTQ contemporâneos; mídias, cinema e representação; estudos feministas, de gênero e sexualidades

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Ao longo do trabalho são brevemente apontadas algumas das possíveis relações entre estudos vinculados à antropologia da mídia nos Estados Unidos, as críticas feministas pós-coloniais sobre o cinema, a abordagem pós-social e antropológica britânica sobre ‘arte' e seus ‘objetos’, como mediadores de agência e de relações sociais. Neste intento, busca-se descrever também parte da produção cinematográfica do QWOCMAP (Queer Women of Color Media Arts Project) nos Estados Unidos, ressaltando as maneira pelas quais suas/seus produtora/es culturais buscam desenvolver outros modos de representar as “queer women of color” e também valorizar subjetividades. O ensaio analisa e destaca as diferentes possibilidades de um tipo artivismo cinematográfico que visa transformações sociais.



Resumo Inglês:

Throughout the work, some of the possible relationships between studies related to media anthropology in the United States, postcolonial feminist criticisms of cinema, the British post-social and anthropological approach to 'art' and its 'objects' are briefly pointed out, as agency and social relations mediators. In this attempt, we also seek to describe part of the cinematographic production of the QWOCMAP (Queer Women of Color Media Arts Project) in the United States, highlighting the ways in which their cultural producers seek to develop other ways of representing the “queer women of color ”and also to value subjectivities. The essay analyzes and highlights the different possibilities of a type of cinematographic artivism that aims at social transformations.



Resumo Espanhol:

A lo largo del trabajo, se señalan brevemente algunas de las posibles relaciones entre los estudios relacionados con la antropología de los medios en los Estados Unidos, las críticas feministas postcoloniales al cine, el enfoque británico post-social y antropológico del "arte" y sus "objetos". como mediadores de agencia y relaciones sociales. En este intento, también buscamos describir parte de la producción cinematográfica del QWOCMAP (Queer Women of Color Media Arts Project) en los Estados Unidos, destacando las formas en que sus productores culturales buscan desarrollar otras formas de representar a las "mujeres queer de color ”y también para valorar subjetividades. El ensayo analiza y destaca las diferentes posibilidades de un tipo de artivismo cinematográfico que apunta a transformaciones sociales.



Resumo Francês:

Tout au long du travail, certaines des relations possibles entre les études liées à l'anthropologie des médias aux États-Unis, les critiques féministes postcoloniales du cinéma, l'approche britannique post-sociale et anthropologique de `` l'art '' et de ses `` objets '' sont brièvement soulignées, comme médiateurs d'agence et de relations sociales. Dans cette tentative, nous cherchons également à décrire une partie de la production cinématographique du QWOCMAP (Queer Women of Color Media Arts Project) aux États-Unis, en soulignant les façons dont ses producteurs culturels cherchent à développer d'autres façons de représenter les «femmes queer de couleur »et aussi de valoriser les subjectivités. L'essai analyse et met en évidence les différentes possibilités d'un type d'artivisme cinématographique qui vise les transformations sociales.