“Alegria, alegria é o estado que chamamos Bahia”: corpo, memória e sentido em anúncios publicitários sobre o carnaval de Salvador

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ISSN: 2674-7375
Editor Chefe: Greciely Cristina da Costa
Início Publicação: 30/06/1998
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Linguística

“Alegria, alegria é o estado que chamamos Bahia”: corpo, memória e sentido em anúncios publicitários sobre o carnaval de Salvador

Ano: 2022 | Volume: 25 | Número: 50
Autores: Gaspari, André, Alvarez, Palmira Heine
Autor Correspondente: Gaspari, André | [email protected]

Palavras-chave: Discurso, Propaganda, Baianidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Objetivando discutir os modos de discursivização dos corpos em anúncios publicitários do carnaval de Salvador, pretende-se refletir sobre como estes significam, sendo atravessados pelo discurso da baianidade, em anúncios publicitários do carnaval de Salvador. Partindo da ideia de que o corpo é elemento discursivo, interessa-nos observar o modo como os já-ditos de uma baianidade encenada atravessam os corpos dos sujeitos estampados nas campanhas publicitárias escolhidas, discursivizando-os como diversos e colocando-os em simbiose com a cidade. Para isso, recorreremos ao arcabouço teórico da Análise do discurso pecheutiana, que fornece as bases necessárias para reconhecer vestígios históricos relacionados aos objetos simbólicos investigados (condições de produção),identificar de que modo o simbólico participa do processo de formulação de sentidos (campo das materialidades) e compreender como, a partir do imaginário, os efeitos de sentido são regulados, de maneira a dissimular a dimensão material contraditória do processo interdiscursivo (posições de sujeito).



Resumo Inglês:

To discuss ways of discursivization of bodies in Salvador’s carnival advertisements, we intended to reflect on their meanings when crossed by the discourse of “baianidade.” Starting from the idea of body being a discursive object, we are interested in observing how the already-said staged “baianidade” come across the bodies plastered across chosen advertising campaigns, discursivizing them as diverse and placing them in symbiosis with the City. To this end, we shall turn to the theoretical framework of Pêcheux's Discourse Analysis, which provides the foundation to recognize historical remains related to the symbolic objects investigated (production conditions); to identify how the symbolic takes part in the process of formulating meanings (field of materialities); and to understand how, from the imaginary, the effects of meanings are regulated to disguise the contradictory material dimension of the interdiscursive process (subject positions).