“... é tudo somente sexo e amizade”: cantoras brasileiras como mediadoras de relações afetivas e sexuais entre homens gays

Ponto Urbe

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ISSN: 19813341
Editor Chefe: Profª. Drª. Silvana de Souza Nascimento
Início Publicação: 06/08/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia

“... é tudo somente sexo e amizade”: cantoras brasileiras como mediadoras de relações afetivas e sexuais entre homens gays

Ano: 2018 | Volume: 1 | Número: 22
Autores: Rafael da Silva Noleto
Autor Correspondente: Rafael da Silva Noleto | [email protected]

Palavras-chave: homossexualidade masculina, cantoras, gênero, música popular brasileira, dádiva

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este texto centraliza o foco de análise no âmbito da Música Popular Brasileira (MPB) para chegar à compreensão de como as relações de afeto, que são construídas entre fãs e seus respectivos ídolos em um universo simbólico, são expandidas para a vivência de outras relações afetivas contextualizadas no cotidiano das relações sociais. Pautado nos estudos antropológicos de gênero e sexualidade e baseado em etnografia realizada com homens homossexuais (que se reconhecem como fãs de cantoras brasileiras), este trabalho busca problematizar a posição das cantoras da MPB como mediadoras de relações afetivas e sexuais entre seus fãs gays. Através da análise das narrativas compartilhadas por esses fãs, este artigo visa problematizar a condição dessas cantoras como sujeitos performáticos que estimulam a troca de dádivas.



Resumo Inglês:

This text centralizes the focus of analysis in the context of Brazilian Popular Music (MPB) to get comprehension of how the affective relationships, which are built between fans and their idols in a symbolic universe, are expanded to the experience of other affective relationships contextualized in daily social relationships. Lined in anthropological studies of gender and sexuality and based on ethnography with homosexual men (who recognize themselves as fans of Brazilian female singers), this paper seeks to problematize the position of the MPB singers as mediators of affective and sexual relationships between their gay fans. Through the analysis of the narratives shared by these fans, this paper intends to discuss the condition of such singers as performative subjects that stimulate the exchange of gifts.