A voz reinventada da tradição: ritos iniciáticos na obra de Mia Couto

Horizonte

Endereço:
Av. Dom José Gaspar, 500 – Prédio 04,
Belo Horizonte / MG
Site: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte
Telefone: (31) 3319-4633
ISSN: 21755841
Editor Chefe: Antonio Geraldo Cantarela/Rodrigo Coppe Caldeira
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Teologia

A voz reinventada da tradição: ritos iniciáticos na obra de Mia Couto

Ano: 2012 | Volume: 10 | Número: 25
Autores: Antonio Geraldo Cantarela
Autor Correspondente: Antonio Geraldo Cantarela | [email protected]

Palavras-chave: Literatura moçambicana, Mia Couto, Tradição oral, Ritos iniciáticos.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Os processos iniciáticos – a circuncisão e os ritos e ensinamentos a ela correlacionados –
representam um dos mais importantes traços da cultura tradicional africana. Constituem
sofisticado e complexo corpus pedagógico, sendo compreendidos, em todos os seus aspectos, em
relação com o sagrado. Inúmeros temas e artifícios literários presentes na obra do escritor
moçambicano Mia Couto encenam movimentos que podem ser associados ao imaginário da
tradição ancestral. O artigo percorre alguns contos e romances do escritor buscando referências
ao sagrado expressas com os modos característicos da tradição. Detém-se particularmente na
forma de construção diegética que encena aspectos da estrutura ritualístico-narrativa dos mitos.
Destaca a estratégia ficcional de Couto que não apenas recolhe e valoriza os saberes da cultura
tradicional, mas desconstrói, tensiona e transforma esses saberes. O atravessamento da voz do
narrador e das personagens pela voz reinventada da tradição oral, para além de reconhecer e
afirmar o valor da sabedoria tradicional, reafirma outrossim o pressuposto do dinamismo da
tradição.



Resumo Inglês:

Initiation processes – circumcision and the rites and lessons related to it – represent one of the
most important features of traditional African culture. They form a highly sophisticated and
complex pedagogical corpus, which is completely understood in relation to the sacred. Many
topics and literary devices present in the work of Mozambican writer Mia Couto show
movements that can be associated to the imaginary of ancestral tradition. The paper analyzes
some tales and novels looking for references to the sacred expressed with the characteristic
features of that tradition. This piece of work specially focuses on the diegetic construction used
to present aspects of the ritualistic-narrative structure of myths. Couto's fictional strategy has
special importance not only because it records and values the knowledge of traditional culture,
but also because it deconstructs, tautens and transforms this knowledge. Besides acknowledging
and reaffirming the value of traditional wisdom, the reinvented voice from oral tradition present
in the voices of the narrator and characters states the assumption of dynamism in tradition.