As Vantagens do Empreendedorismo Versus a Dependência do Assistencialismo Filantropia: Por que Estimular o Empreendedor e Evitar o Assistido?

REMIPE- Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco

Endereço:
Rua Pedro Rissato, 30 - Vila dos Remédios
Osasco / SP
06896-220
Site: http://www.fatecosasco.edu.br/ojs/index.php/REMIPE
Telefone: 11-3603-9910
ISSN: 2446-8622
Editor Chefe: Fernando de Almeida Santos
Início Publicação: 31/05/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

As Vantagens do Empreendedorismo Versus a Dependência do Assistencialismo Filantropia: Por que Estimular o Empreendedor e Evitar o Assistido?

Ano: 2015 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: J.P.B. Neto
Autor Correspondente: J.P.B. Neto | [email protected]

Palavras-chave: empreendedorismo, assistencialismo, responsabilidade social.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo teórico-empírico explica e reflete de forma contextualizada, como o empreendedorismo e não o assistencialismo pode ajudar a resolver grande parte dos problemas econômicos e sociais atuais. Com dados e informações de pesquisa bibliográficas e de organismos nacionais e internacionais são apresentadas as vantagens, para todas as partes interessadas, em se substituir o assistencialismo pelo empreendedorismo. O artigo mostra, de maneira objetiva, o equívoco de se adotar políticas e ações assistencialistas em detrimento do fomento ao empreendedorismo. É proposta uma metodologia para implantar projetos empreendedores e obter resultados e conclui com a importância de uma mudança paradigmática relativa à adoção do empreendedorismo com uma visão de abundância ao invés de escassez.



Resumo Inglês:

This present theoretical and empirical paper explains reflects, in context, such as entrepreneurship and not the philanthropy may help to resolve most of the current economic and social problems. Based on data and bibliographic research information, national and international organizations, the advantages are presented to all stakeholders, replacing the philanthropy by entrepreneurship. The article shows, objectively, the misunderstanding of adopting policies and actions of philanthropy at the expense of fostering entrepreneurship. A methodology is proposed to implement social projects in order to get results and concludes with the importance of a paradigm shift on the adoption of entrepreneurship with a vision of abundance rather than scarcity.