Utilizando games para ensinar Ciências: percepções de estudantes do Ensino Fundamental

Ensino em Re-Vista

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ISSN: 1983-1730
Editor Chefe: Fabiana Fiorezi de Marco
Início Publicação: 04/09/2017
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar

Utilizando games para ensinar Ciências: percepções de estudantes do Ensino Fundamental

Ano: 2019 | Volume: 26 | Número: 2
Autores: G. S. L. Shaw, M. S. de S. Ribeiro, J. B. T. da Rocha
Autor Correspondente: G. S. L. Shaw | [email protected]

Palavras-chave: Aprendizagem, Games, Motivação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

 

Dentre as diversas TIC empregadas atualmente, o uso de games tem sido uma possibilidade interessante, pois pode dar novos sentidos ao uso do computador e gerar aprendizagem. Este artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa e envolve a investigação das potencialidades da utilização de três games no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo sistemas do corpo humano, nas percepções de uma professora e estudantes de sétima série do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de observação, questionários, entrevistas individuais e entrevistas em grupo focal. Para os estudantes, o uso de games no ensino de ciências auxilia na motivação, facilita a compreensão dos conteúdos, além de ser algo divertido, dinâmico e que reduz a indisciplina em classe. Considera-se as contribuições positivas desses games à aprendizagem de ciências, mas aponta-se efeitos negativos, tais como ansiedade e nervosismo nos jogadores.