UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA

Revista Prática Docente

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ISSN: 25262149
Editor Chefe: Thiago Beirigo Lopes
Início Publicação: 30/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA

Ano: 2019 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: Marcelo Alexandre Bruno, Regina Barwaldt, Sueli Aparecida Thomazine
Autor Correspondente: Marcelo Alexandre Bruno | [email protected]

Palavras-chave: biologia, tecnologias, jogos, ensino, aprendizagem

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O estudo objetiva-se a construção de jogos usando a linguagem de programação Scratch, a partir da problematização e dúvidas dos alunos na disciplina de Biologia. A pesquisa envolveu alunos do 2º ano do ensino médio. Duas oficinas foram realizadas no laboratório de informática do IFMT campus Alta Floresta para que os alunos pudessem construir os jogos digitais. Para a análise de dados foram considerados os registros da oficina de apresentação e ambientação na linguagem e um questionário como instrumento de avaliação da atividade. A partir das expectativas iniciais, o presente trabalho trouxe uma experiência importante para reafirmar a necessidade de um ensino modificado, pois ampliaram-se as possibilidades de aprender pelo interesse e motivação na construção dos jogos, usando as tecnologias da informação na comunicação, proporcionando o controle e a autonomia no processo de aprendizagem.