Uso de jogos digitais em práticas pedagógicas realizadas em distintos contextos escolares

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ISSN: 19833156
Editor Chefe: Saddo Ag Almouloud
Início Publicação: 04/02/1999
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Matemática, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Uso de jogos digitais em práticas pedagógicas realizadas em distintos contextos escolares

Ano: 2018 | Volume: 21 | Número: 2
Autores: Márcia Regina Kaminski, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Maiara Aline Junkerfeurbom, Clodis Boscarioli, Marcos Lubeck
Autor Correspondente: Márcia Regina Kaminski | [email protected]

Palavras-chave: Jogos Digitais, Ensino de Matemática, Escola Indígena/não Indígena.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A integração de jogos digitais nos processos de ensino e aprendizagem tem assumido um relevante papel em função das contribuições que oferecem. Considerando a importância destes recursos, este trabalho analisa a utilização de dois jogos digitais em aulas de Matemática com alunos do 5° ano de uma escola urbana e com alunos do 6° ano de uma escola indígena, ambas na região oeste do Paraná. Os jogos foram aplicados nas duas realidades, exigindo a criação de estratégias diferenciadas para seu uso. Em virtude da sua forma lúdica e atrativa, constatou-se que os jogos digitais educacionais servem de incentivo para estudantes de distintos contextos e culturas, e como subsídios para melhorar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos curriculares.



Resumo Inglês:

The integration of digital games in teaching and learning processes has been assuming a relevant role in terms of contributions that offer. Considering the importance of these resources, this paper analyses the use of two digital games in mathematics classes with 5th grade students from an urban school and with 6th grade students from an indigenous school of the west region of Paraná state. The games were applied in both realities, thus requiring the creation of differentiated strategies to their use. Because of their playful and attractive form, it was verified that the educational digital games serve as stimulus to the students from different contexts and cultures, and as subsidies to improve the teaching and the learning of curricular contents.