UMA INVESTIGAÇÃO SISTEMÁTICA SOBRE O USO DE JOGOS DIGITAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Revista Educação, Cultura e Sociedade

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ISSN: 2237-1648
Editor Chefe: Irene Carrillo Romero Beber
Início Publicação: 15/12/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

UMA INVESTIGAÇÃO SISTEMÁTICA SOBRE O USO DE JOGOS DIGITAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Ano: 2019 | Volume: 9 | Número: 2
Autores: Flávia Gonçalves Fernandes. Alexandre Cardoso. Renato de Aquino Lopes.
Autor Correspondente: Flávia Gonçalves Fernandes. | [email protected]

Palavras-chave: membros superiores, pessoas com deficiência, revisão sistemática.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Os jogos digitais deixaram de ser vistos como uma forma de entretenimento prejudicial à saúde. Eles tornaram-se uma ferramenta importante para melhorar o tratamento dos pacientes, que vão desde aqueles que estão atravessando uma grave enfermidade, como por exemplo o câncer, até os que demandam procedimentos como a fisioterapia. Contudo, há pessoas com deficiência física que possuem dificuldade em utilizar jogos digitais. Objetivos: Nesta linha de raciocínio, este trabalho apresenta uma revisão sistemática sobre o uso de jogos digitais para pessoas com deficiência física nos membros superiores. Métodos: As fontes de pesquisa foram as seguintes bases de dados indexadas: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scopus, Science Direct, IEEE Xplore e Scielo. Resultados: Cabe destacar que a aplicação do mapeamento sistemático na elaboração de revisão bibliográfica permitiu identificar as principais lacunas para o desenvolvimento de novas pesquisas, além de direcionar as principais publicações ligadas ao estudo. Conclusão: Por fim, os resultados obtidos mostram que é uma área em constante expansão atualmente.



Resumo Inglês:

Digital games are no longer seen as a form of entertainment detrimental to health. They have become an important tool to improve the treatment of patients, ranging from those who are experiencing a serious illness, such as cancer, for example, to those requiring milder procedures such as physiotherapy. However, there are people who are physically disabled and have difficulty using digital games. Objectives: In this line of reasoning, this work presents a systematic review on the use of digital games for people with physical disabilities in the upper limbs. Methods: The sources of research were the following indexed databases: Portal of Periodicals of the Coordination of Improvement of Personnel of Higher Level (CAPES), Scopus, Science Direct, IEEE Xplore and Scielo. Results: It should be noted that the application of Systematic Mapping in the elaboration of a bibliographical review allowed to identify the main gaps for the development of new research, in addition, it directs to the main publications linked to the study. Conclusion: Finally, the results show that it is an area that is constantly expanding.