Uma avaliação preliminar sobre usabilidade em softwares educacionais

Revista Sítio Novo

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ISSN: 2594-7036
Editor Chefe: Kallyana Moraes Carvalho Dominices
Início Publicação: 19/10/2017
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Uma avaliação preliminar sobre usabilidade em softwares educacionais

Ano: 2018 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Wállex Pires Passos, Rafael Miranda Correia
Autor Correspondente: Wállex Pires Passos | [email protected]

Palavras-chave: Softwares educacionais, heurísticas de usabilidade, interatividade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo tem por objetivo identificar as heurísticas de usabilidade, verificar quais possuem maior impacto em softwares educacionais, e apontar, de forma escalar, as mais impactantes. Este trabalho utilizou dois métodos de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica foi utilizada para extrair as heurísticas; e na pesquisa de campo foi elaborado um questionário com o objetivo de avaliar o impacto de cada heurística. Deu-se início a este trabalho a partir da seguinte problemática: Quais das heurísticas de usabilidade mais impactam positivamente/negativamente em softwares educacionais sob a ótica de melhor interatividade e maior usabilidade? Partindo disso, foram realizadas várias pesquisas em bases de dados e, logo depois, a partir da aplicação do questionário, foi verificado o impacto de cada heurística no desenvolvimento de aplicações educacionais. A metodologia deste trabalho foi dividida em duas etapas: a primeira foi para extrair as heurísticas; e a segunda, para verificar o impacto de cada heurística.



Resumo Inglês:

This study aims to identify the heuristics of usability, to verify which ones have the greatest impact on educational software, and to point out, in a scalar way, the most impactful ones. Two research methods were used: bibliographic research and field research. The bibliographic research was used to extract the heuristics; and in the field research, a questionnaire was elaborated with the objective of evaluating the impact of each heuristic. This work began with the following problem: Which of the heuristics of usability more impact, positively or negatively the educational software from the perspective of better interactivity and greater usability? Based on this, several researches were carried out on databases and, after applying the questionnaire, it was verified the impact of each heuristic on the development of educational applications. The methodology of this work was divided into two stages: the first one was to extract the heuristics; and the second, to verify the impact of each of them.