Transmídia como ferramenta educacional na área de Moda: relatos interdisciplinares acerca da produção de fashion films

Revista GEMInIS

Endereço:
Rodovia Washington Luiz, s/n - Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (Sala 13, 2º andar CECH)Centro de Educação e Ciências Humanas – CECH - Jardim Guanabara
São Carlos / SP
13565905
Site: http://www.revistageminis.ufscar.br/
Telefone: (16) 3306-6923
ISSN: 2179-1465
Editor Chefe: João Carlos Massarolo
Início Publicação: 31/10/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Transmídia como ferramenta educacional na área de Moda: relatos interdisciplinares acerca da produção de fashion films

Ano: 2019 | Volume: 10 | Número: 3
Autores: R. BONA, M. BRONNEMANN, G. MARANTE, M. J. DOMINGUES
Autor Correspondente: R. BONA | [email protected]

Palavras-chave: transmídia; educação; moda; interdisciplinar; fashion films

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A narrativa transmídia, oriunda da área do entretenimento, é conhecida por aquelas histórias que se expandem em diferentes plataformas, a partir de uma mídia de origem. Na área da Educação ela pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem por despertar nos estudantes a procura e a produção de conteúdos. A partir desse contexto, o objetivo deste artigo é o de relatar uma prática educativa interdisciplinar que utiliza técnicas transmídia e de produção de moda para a concepção de fashion films, a partir de um episódio do seriado de televisão Sex and the city. A atividade ocorreu com uma turma de graduação em Moda de uma universidade do sul do país. Como principal resultado foi percebido que as práticas interdisciplinares como essa se tornam profícuas para o processo de desenvolvimento de produtos audiovisuais de moda e de como eles podem comunicar sua imagem perante a sociedade em múltiplas plataformas.   



Resumo Inglês:

Transmedia storytelling is derived from the entertainment field and it is known by stories that expand on different platforms from a source media. In Education, it can contribute to the teaching and learning process by encouraging students into content searching and producing. From this context, this article aims to report an interdisciplinary educational practice that uses transmedia and fashion production techniques in order to design fashion films, as from an episode of the Sex and the city television series. The activity took place with an undergraduate in Fashion from a university in the south of Brazil. As a main result, it was noticed that interdisciplinary practices such as these became fruitful for developing audiovisual fashion products and how they can communicate their image to society on multiple platforms.