Sustentabilidade urbana em Vila Velha, (ES):ações do ator estatal para redução de riscos socioambientais

Revista Científica Foz

Endereço:
R. Humberto Almeida Franklin - 01 - Universitário
São Mateus / ES
Site: https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz
Telefone: (27) 3313-0000
ISSN: 2594-8849
Editor Chefe: Helena Carvalho Coelho
Início Publicação: 13/02/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Sustentabilidade urbana em Vila Velha, (ES):ações do ator estatal para redução de riscos socioambientais

Ano: 2019 | Volume: 1 | Número: 3
Autores: F. F. Soares, S. M. M. Coelho, T. da S. Rosa
Autor Correspondente: F. F. Soares | [email protected]

Palavras-chave: Sustentabilidade urbana, Inundação, Vulnerabilidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo sobre sustentabilidade urbana tem como objetivo refletir a história ambiental e a memória local no conjunto de saberes e práticas ao pensar em cidadania e melhores condições de vida. Assim, considerando o papel dos diferentes atores sociais nos processos de tomada de decisão em ambiente urbano, o presente trabalho buscou analisar a atuação do ator estatal através de suas ações em prol de uma cidade sustentável tendo como cenário as inundações recorrentes em Vila Velha/ES.

Este estudo buscou compreender como a Prefeitura Municipal de Vila Velha-PMVV contribui (ou não) para a mitigação de riscos de desastres devido a eventos de inundação considerando o mapeamento de suas ações e seus registros de imagem. Em outras palavras, através de suas ações, o ator estatal estaria contribuindo para uma sustentabilidade urbana? Os resultados das análises mostraram que no bairro de alto nível, como Praia da Costa, todos os seus projetos de bombeamento de água da chuva foram realizados, enquanto nos bairros de população vulnerável não há projetos ou estão em execução.