Sobre a relação dinâmica da realidade supra-sensível segundo Proclo

Kairós

Endereço:
Rua Tenente Benévolo - 201 - Centro
Fortaleza / CE
60160-040
Site: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/index
Telefone: (85) 9985-5030
ISSN: 2357-9420/1807-5096
Editor Chefe: Dr. Renato Moreira de Abrantes
Início Publicação: 20/01/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Sobre a relação dinâmica da realidade supra-sensível segundo Proclo

Ano: 2013 | Volume: 10 | Número: 2
Autores: F. G. P. da Silva, J. G. J ter Reegen, S. P. da Cunha
Autor Correspondente: J. G. J ter Reegen | [email protected]

Palavras-chave: Proclo. Triades. Relação Dinâmica.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo tem por objetivo demonstrar porque as relações dinâmicas são imprescindíveis na filosofia procleana. Para tanto, parte-se da problemática da inexis-tência de movimento na realidade supra-sensível, mostrando que o movimento de processão não diz respeito a um movimento de deslocamento. Defende-se, pois, que não se trata, em Proclo (412 –485 d.C), de uma sucessão de eventos e nem de uma mudança na substância. Desta forma, após a análise do movimento de processão, parte-se para a consideração do papel das tríades da realidade incorpórea para, só então, verificar a importância das relações dinâmicas na multiplicação e diversidade dos seres. Após ser estudado o papel das tríades, será possívelperceber que não é o movimento o responsávelpela diversidade, mas a relação dinâmica que a possibilita. Assim, este trabalho se fundamentanosElementos Teológicos de Proclo.



Resumo Francês:

L’objectif de cetterecherche est montrer que les relations dynamiques sont indispensables dans la philosophie proclienne. Alors, il part de la question de l’absence du mouvement dans les réalités suprasensibles, montrant que le mouvement de oprocession n’est ni une sucession d’événements ni un changement dans la substance. Aprèsanalyser le mouvement de procession, il fait l’examen de la functiondestriades dans la réalité incorporelle et vérifie l’importance des relations dynamiques dans la multiplication et dans la diversité des êtres. Aprèsl’étude de la function des triades, ilsera possible comprendre que n’est pas le mouvement le responsable pour la diversité, mais la relation dynamique qui la rend possible. Cetétude est fondamentéedansl’oeuvre Éléments de Théologie de Proclus (412-485 a. C).