SAÚDE MENTAL E A COVID-19: INTERVENÇÕES VIRTUAIS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA

Expressa Extensão

Endereço:
Rua Gomes Carneiro, 1 - Centro
Pelotas / RS
96010-610
Site: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao
Telefone: (53) 3284-3992
ISSN: 2358-8195
Editor Chefe: Marco Aurelio da Cruz Souza
Início Publicação: 31/05/2014
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

SAÚDE MENTAL E A COVID-19: INTERVENÇÕES VIRTUAIS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA

Ano: 2021 | Volume: 26 | Número: 1
Autores: Renata Marques de Oliveira, Maria Luiza Sady Prates, Elton Junio Sady Prates, Thallison Carlos Campos Santos, Amanda Márcia dos Santos Reinaldo
Autor Correspondente: Expressa Extensão | [email protected]

Palavras-chave: Coronavírus. Pandemias. Saúde mental. Acesso à informação. Mídias sociais. Educação em saúde. Saúde pública.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A pandemia da Covid-19 e as medidas de distanciamento social transcorrem com impactos na saúde mental e nas condições de vida, saúde e trabalho. Simultaneamente à pandemia da Covid-19, vivencia-se uma pandemia de informação e de desinformação (infodemia), a qual resulta no aumento dos custos sociais e econômicos relacionados à Covid-19. As ações extensionistas, com ênfase nas intervenções virtuais de educação em saúde, podem contribuir para o enfrentamento das consequências da pandemia. Objetivou-se relatar as intervenções virtuais de educação em saúde do projeto de extensão “Saúde mental e a Covid-19: informações e estratégias” como subsídios para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Trata-se de um relato de um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, desenvolvido entre os meses de maio e julho de 2020, realizado por cinco docentes e onze discentes dos cursos de Enfermagem, Medicina, Terapia Ocupacional e Psicologia. Elaboraram-se oito informativos virtuais (flyers) com temáticas distintas, sendo utilizadas diferentes mídias sociais para ampliar a divulgação, o que corroborou o aumento do alcance das produções desenvolvidas. Conclui-se que a difusão de conhecimento baseada em evidências para a população contribui para o enfrentamento da desinformação e do ônus evitável da pandemia da Covid-19 e, especialmente, reafirma o compromisso social da universidade pública e da extensão universitária em contribuir para superar os emergentes desafios e necessidades da sociedade.