Riscos biológicos enfrentados pelos enfermeiros na unidade terapia intensiva.

Revista Prevenção de Infecção e Saúde

Endereço:
Prevenção e controle de Infecção em Serviços de Saúde (NUPCISS) - Programa de Pós Graduação Mestrado e Doutorado em Enfermagem - Universidade Federal do Piauí - UFPI - Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Teresina / PI
64049-550
Site: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/nupcis/about/contact
Telefone: (86)3215-5565
ISSN: 2446-7901
Editor Chefe: Maria Eliete Batista Moura
Início Publicação: 31/12/2014
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Saúde coletiva

Riscos biológicos enfrentados pelos enfermeiros na unidade terapia intensiva.

Ano: 2015 | Volume: 1 | Número: 3
Autores: Bianca Anne Mendes Brito, Valdilene de Sousa Bezerra, Jose Lucas Silveira Ferreira, Rosane da Silva Santana, Maria Elisabete Amaral de Moraes, Monica Elionor Alves Gama.
Autor Correspondente: Bianca Anne Mendes Brito | [email protected]

Palavras-chave: Riscos, UTI, Enfermagem,

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Objetivo: conhecer os riscos de natureza biológica enfrentados pelo enfermeiro na UTI e as ações preventivas no cotidiano de trabalho numa análise qualitativa. Método: Estudo qualitativo descritivo desenvolvido com cinco enfermeiros assistenciais, no período de setembro a outubro de 2011, a partir do método do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Os dados coletados foram agrupados, organizados e analisados em cinco categorias proporcionando liberdade e subjetividade aos depoimentos. Conclusão: acidentes podem ser evitados ou minimizados com a utilização de equipamentos de proteção individual de forma correta, cuidados no manuseio de materiais perfurocortantes e conhecimentos dos resíduos biológicos existentes no ambiente de alta complexidade hospitalar.