Revisão Bibliométrica Sobre o Cultivo de Plantas Medicinais em Quintais Urbanos em Diferentes Regiões do Brasil (2009-2012)

Unopar Científica Ciências Biológicas e da Saúde

Endereço:
Rua Marselha, 591 Jardim Piza
Londrina / PR
86041-140
Site: http://revista.unopar.br/biologicaesaude/
Telefone: (43) 3371-7931
ISSN: 15172570
Editor Chefe: [email protected]
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Biologia geral

Revisão Bibliométrica Sobre o Cultivo de Plantas Medicinais em Quintais Urbanos em Diferentes Regiões do Brasil (2009-2012)

Ano: 2014 | Volume: 16 | Número: 1
Autores: T. A. Perna, A. P. N. Lamano-Ferreira
Autor Correspondente: A. P. N. Lamano-Ferreira | [email protected]

Palavras-chave: Ecologia Humana. Biodiversidade. Etnobotânica.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A etnobotânica é a ciência que estuda a relação das plantas com a população humana. Os quintais são uma das formas mais antigas de manejo da terra. Muitas espécies vegetais não são cultivadas comercialmente, sendo apenas plantada em quintais domésticos. O objetivo deste trabalho foi levantar artigos publicados nos últimos três anos no Brasil, que estudaram as plantas cultivadas em quintais urbanos para uso medicinal. Foi utilizado como critério para o levantamento bibliográfico consultas em periódicos científicos, publicados no período de janeiro de 2009 a abril de 2012. Neste trabalho, foram encontrados mais estudos realizados em cidades interioranas do que em capitais. Os resultados indicam que os artigos utilizados como referências são, na maioria, da região Sul do país, com 33%, seguido da região Centro-Oeste com 25%, região Sudeste com 20%, região Nordeste com 17% e, por último, a região Norte com 5%. No presente trabalho, observou-se que a diversidade de famílias botânicas nos municípios urbanos localizados no interior dos Estados não difere da diversidade encontrada nas capitais. Assim, conclui-se que o estudo etnobotânico de plantas medicinais merece mais atenção em algumas regiões do país, como por exemplo, no norte brasileiro. Trabalhos de revisão bibliométrica como o presente estudo são importantes ferramentas literárias para a concepção de novos projetos.