Resiliência educacional e construção do conhecimento

Educação (UFSM)

Endereço:
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária - Prédio 16 sala 3263 - Camobi
Santa Maria / RS
97105-900
Site: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao
Telefone: (55) 3220-8795
ISSN: 1984-6444
Editor Chefe: Sueli Salva
Início Publicação: 30/04/1970
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Educação

Resiliência educacional e construção do conhecimento

Ano: 2014 | Volume: 39 | Número: 3
Autores: C. S. Sousa, A. Guerreiro
Autor Correspondente: C. S. Sousa | [email protected]

Palavras-chave: resiliência, educação, estratégias educacionais, comunicação matemática.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo debruça-se sobre a resiliência académica, com ênfase na construção progressiva da comunicação matemática, em aulas dos primeiros anos de escolaridade, em Portugal, em resultado dos processos de interação social entre os alunos e entre estes e o professor. Trata-se de uma dinâmica educativa que resultou numa crescente valorização e reconhecimento dos conhecimentos matemáticos dos alunos, num contexto comunicativo com uma abordagem reflexiva e instrutiva, enquadrando-se no papel primordial de novas formas de aprendizagem e de novas estratégias, bem como do aumento e fortalecimento de competência na resolução de problemas.

Neste enquadramento, os investigadores, partindo dos relacionamentos interpessoais, da empatia, das competências sociais e do senso de pertença a um grupo na interface com a resiliência social e a emocional, destacam a importância das experiências positivas ao gerarem sentimentos de autoeficácia, de autoestima e de sucesso académico, por parte de alunos e de professores, contribuindo para os ajudar a saberem lidar com as mudanças e com as adaptações a novas situações de aprendizagem, em que o fator comunicacional é da maior relevância.



Resumo Inglês:

The article discusses academic resilience, with an emphasis on the construction of mathematical communication as a result of processes of social interaction among students and teachers. It is an educational dynamics which resulted in a growing appreciation and recognition of students’ mathematical knowledge, framing the primordial role of new strategies and forms of learning. In this framework, the researchers, based on the interpersonal relationships, empathy, social skills and sense of belonging to a group on the interface with the social and emotional resilience, highlight the importance of positive experiences to generate feelings of self-efficacy, self-esteem and academic success, contributing to help students and teachers to cope with the changes and adaptations to new learning situations.