Representações sociais da educação de jovens e adultos: uma revisão de literatura

Kairós

Endereço:
Rua Tenente Benévolo - 201 - Centro
Fortaleza / CE
60160-040
Site: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/index
Telefone: (85) 9985-5030
ISSN: 2357-9420/1807-5096
Editor Chefe: Dr. Renato Moreira de Abrantes
Início Publicação: 20/01/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Representações sociais da educação de jovens e adultos: uma revisão de literatura

Ano: 2022 | Volume: 18 | Número: 2
Autores: D. D. Martins
Autor Correspondente: D. D. Martins | [email protected]

Palavras-chave: Educação de jovens e adultos, EJA, representações sociais da educação de jovens e adultos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo tem como objetivo apresentar um panorama da literatura psicossocial acerca das representações sociais que formam os significados socialmente compartilhados sobre a educação de jovens e adultos. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura nas principais bases de dados, nacionais e internacionais, com o objetivo de levantar o material produzido sobre o tema nos últimos dez anos. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, dezesseis artigos foram selecionados e estes, junto com as obras canônicas sobre o marco teórico adotado, compuseram o aparato necessário para a identificação das representações sociais dos discentes e docentes sobre a EJA. Como resultado, obteve-se que a maioria dos professores representa positivamente a modalidade e sua potencialidade de melhorar a vida dos alunos, mesmo que façam ressalvas no que tange ao descaso governamental com a EJA, enquanto os discentes representam também positivamente a escola e a educação, assim como identificam a importância da atuação docente em seu processo de aprendizagem.



Resumo Espanhol:

Este artículo tiene como objetivo presentar un panorama de la literatura psicosocial sobre las representaciones sociales que forman los significados socialmente compartidos de la educación de jóvenes y adultos. Por ello, se realizó una revisión bibliográfica en las principales bases de datos nacionales e internacionales, con el objetivo de recopilar el material producido sobre el tema en los últimos diez años. Después de aplicar los criterios de inclusión y exclusión, fueron seleccionados dieciséis artículos y estos, junto con los trabajos canónicos sobre el referencial teórico adoptado, formaron el aparato necesario para la identificación de las representaciones sociales de estudiantes y docentes sobre EJA. Como resultado, se encontró que la mayoría de los docentes representan positivamente la modalidad y su potencial para mejorar la vida de los estudiantes, aunque hacen reservas sobre la desatención del gobierno a la EJA, mientras que los estudiantes también representan positivamente la escuela y la educación, así como también identifican la importancia de las actividades docentes en su proceso de aprendizaje.