Relato de experiência na construção de um jogo para o protagonismo juvenil

Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde – REDCPS

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ISSN: 2446-5682
Editor Chefe: Waldemar Brandão Neto
Início Publicação: 01/02/2015
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Enfermagem, Área de Estudo: Multidisciplinar

Relato de experiência na construção de um jogo para o protagonismo juvenil

Ano: 2020 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: J. L. S. Silva, J. M. V. D. Moura, L. B. M. Lira, M. G. T. Alves, T. D. A. Sousa, B. M. R. Gomes
Autor Correspondente: T. D. A. Sousa | [email protected]

Palavras-chave: educação em saúde, informática em enfermagem, saúde do adolescente, tecnologia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

OBJETIVO: O presente estudo objetivou descrever a construção de um jogo para o protagonismo juvenil.
MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por discentes de Enfermagem, proporcionado através de aulas de Informatização em Saúde. A construção do jogo se deu a partir dos referenciais teóricos das Diretrizes Nacionais para Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens e a Caderneta de Saúde do Adolescente, e para gamificação, processo dividido em 4 etapas, foi utilizada a plataforma Scratch®.
RESULTADO: O constructo foi intitulado “PacQuiz”, um jogo digital do tipo vídeo game inspirado no Fliperama Pac-Man®, que mescla a realidade do Pac-Man tradicional com um quiz.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: A importância de discentes de enfermagem atuarem no manejo de novas tecnologias educativas, como os jogos, uma vez que essa prática fomenta o papel educativo de futuros profissionais de saúde.