REFERENCIAMENTO SOCIAL NAS PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO: ESTUDO COM DISSERTAÇÕES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Revista Pretexto

Endereço:
Av. Afonso Pena, 3880, Cruzeiro.
Belo Horizonte / MG
0
Site: http://www.fumec.br/revistas/index.php/pretexto/index
Telefone: (31) 3269-5230
ISSN: 1984-6983
Editor Chefe: Alexandre Teixeira Dias
Início Publicação: 31/12/1999
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Administração

REFERENCIAMENTO SOCIAL NAS PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO: ESTUDO COM DISSERTAÇÕES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Ano: 2011 | Volume: 12 | Número: 2
Autores: Tatiane Nunes Viana de Almeida, Adriana Nóbrega Silva Azevedo, Patrícia Karla de Mesquita Silva, Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre
Autor Correspondente: Tatiane Nunes Viana de Almeida | [email protected]

Palavras-chave: Referenciamento Social. Pesquisa em Administração. Responsabilidade Social. Ética Empresarial. Dissertações.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Com o interesse da sociedade junto às questões empresariais em crescimento, os temas de pesquisa em Administração, têm se diversificado, com tópicos ligados a ética, responsabilidade social e o resgate da subjetividade humana merecendo uma atenção maior. Nesse contexto, é relevante discutir as ações sociais e conceitos de responsabilidade social do indivíduo e das organizações, buscando entender como cada um desses atores se comporta socialmente. Além disso, merece destaque ainda a questão da ética empresarial e administrativa, que se coloca como modulador da conduta individual e coletiva. Este artigo questiona o referenciamento social no desenvolvimento das pesquisas e estudos na área da Administração, apreendendo como a área tem discutido as questões sociais e até que ponto as pesquisas refletem as preocupações impostas pela sociedade. Logo, trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com uma abordagem qualitativa. A coleta dos dados foi realizada por meio de pesquisa documental no acervo de dissertações do Mestrado em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, no período de 2005 a 2007. Após a análise das dissertações apresentadas nos últimos três anos (2005 a 2007), no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, verificou-se que um percentual de 48,98% dos trabalhos apresenta preocupação com a ética e as questões sociais. Por essa razão, acredita-se que os alunos do Programa de Pósgraduação em Administração da UFRN, deveriam realizar estudos focados nas demandas advindas da sociedade.