A (RE) INVENÇÃO DO COTIDIANO: A TRANSFORMAÇÃO DE FESTAS POPULARES EM EVENTO TURÍSTICO (ESTUDO DE CASO DO SÃO JOÃO DE CAMPINA GRANDE)

Cultur

Endereço:
Campus Soane Nazaré de Andrade km 16 Rodovia Ilhéus-Itabuna
/ BA
0
Site: http://www.uesc.br/revistas/culturaeturismo/
Telefone: (73)36805043
ISSN: 19825838
Editor Chefe: Marco Aurélio Ávila
Início Publicação: 30/09/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Turismo

A (RE) INVENÇÃO DO COTIDIANO: A TRANSFORMAÇÃO DE FESTAS POPULARES EM EVENTO TURÍSTICO (ESTUDO DE CASO DO SÃO JOÃO DE CAMPINA GRANDE)

Ano: 2012 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: Paula Dutra Leão de Menezes
Autor Correspondente: Paula Dutra Leão de Menezes | [email protected]

Palavras-chave: Festas populares, Eventos turísticos, Poder público

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A expansão e desenvolvimento econômico do turismo nas últimas décadas levaram o poder público a dispensar especial atenção para esse setor. Entretanto, além das alterações econômicas aconteceram mudanças no âmbito social e cultural, uma vez que este passou a fazer parte do modo de vida dessas sociedades. Todos esses fatores fizeram com que o planejamento e a organização do turismo voltassem sua atenção para a cultura dos povos que são importante como fator de desenvolvimento para o turismo e, a partir de então, governos começam a intervir no cotidiano das comunidades e a transformar festas populares em eventos turísticos. Este artigo analisa a transformação de festas populares em evento turístico através de um estudo de caso do São João de Campina Grande – PB. A técnica utilizada para coleta de dados foi pesquisa bibliográfica e observação não participante estruturada. Ao final, conclui-se que tais intervenções organizam nos destinos as festas populares como eventos turísticos dinamizando o setor turístico com a legitimação da população local.