Rascunho: a presença do papel, da escuta e do tempo

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Rascunho: a presença do papel, da escuta e do tempo

Ano: 2020 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: silvio ferraz
Autor Correspondente: silvio ferraz | [email protected]

Palavras-chave: canto de pássaro, simondon, composição musical, processo de criação.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste texto, que segue em fluxo de vai e vem, quase metáfora do processo composicional que narra, faço um apanhado de procedimentos composicionais recorrentes em meu trabalho de criação e que tem por ponto de partida o canto dos pássaros e modelos simples como princípio de gênese ritmo-melódica e mesmo harmônica. Em sua parte central, apresento a fundamentação teórica em uma leitura poética (relacionada não à filosofia ou teorias, mas a modelos de criação), com base na alagmática proposta por Gilbert Simondon em seu L’individuation à la lumière des notions de forme et d’information e no conjunto de aulas reunidas no livro Imagination et Invention. Busco deste modo pensar a continuidade musical entre heterogêneos por consistência local, em alternativa à noção tradicional de unidade lógica e ideal entre homogêneos.



Resumo Inglês:

In this text, which was written in a back-and-forth flow, almost a metaphor for the compositional process that he narrates, I tried to put on a list of recurring compositional procedures in my creative work, which has as its starting point the bird song and simple models as a principle of melodic and rhythmic and even harmonic genesis. In its core, I present the theoretical foundation in a poetic reading (related not to philosophy or theories, but to models of creation), based on the Alagmatics proposed by Gilbert Simondon in his book L’individuation à la lumière des notions de forme et d'information and Imagination et Invention. In this way, I seek to think of musical continuity among heterogeneous individuals  by local consistency, as  an  alternative to th  traditional notion of  logical  and ideal unity among homogeneous ones.