Qualidade de dados dos sistemas de informação do Datasus: análise crítica da literatura

CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO EM REVISTA

Endereço:
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Alagoas - Campus A. C. Simões, Avenida Lourival Melo Mota, s/n - Tabuleiro dos Martins
Maceió / AL
57072-900
Site: http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/index
Telefone: (82) 3214-1356
ISSN: 2358-0763
Editor Chefe: Edivanio Duarte de Souza
Início Publicação: 31/03/2014
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciência da informação

Qualidade de dados dos sistemas de informação do Datasus: análise crítica da literatura

Ano: 2018 | Volume: 5 | Número: 3
Autores: Daiane Marcela Piccolo
Autor Correspondente: D. M. Piccolo | [email protected]

Palavras-chave: Estatísticas vitais, Sistemas de informação, Qualidade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Obter dados precisos com garantia de qualidade é um fator primordial para análises e melhores tomadas de decisões, em todos os campos. A área da saúde disponibiliza dados por meio do sistema do DATASUS, que integra diversos sistemas relacionados a questões de saúde. Entretanto, a garantia da qualidade dos dados é condição essencial para a análise objetiva da situação sanitária, assim como para a tomada de decisões e para a programação de ações de saúde. O trabalho constitui-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa e quantitativa, cujo objetivo é identificar e analisar estudos que têm abordado questões de qualidade em sistemas de informação do DATASUS, no qual se obteve um total de sete artigos selecionados que abordaram questões de qualidade. Entretanto, notou-se que ainda há a necessidade de desenvolver novos estudos que tenham como objetivo avaliar a qualidade dos sistemas do DATASUS, como estratégia de melhoria para melhor utilizá-los.



Resumo Inglês:

Obtaining accurate data with quality assurance is a key factor for analysis and better decision-making in all areas. The health area provides data through the DATASUS system, which integrates several systems related to health issues. However, data quality assurance is an essential condition for objective analysis of health situation, as well as for decision-making and programming of health actions. The assignment consists of an exploratory research with a qualitative and quantitative approach, whose objective is to identify and analyze studies that have addressed quality issues in DATASUS information systems, in which a total seven selected articles that have addressed quality issues. However, it has been observed that there is still a need to develop new studies that aim to evaluate quality of DATASUS systems as an improvement strategy to better use them.