Protocolo Organizador da Educação Musical Especial (PROEME)

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Protocolo Organizador da Educação Musical Especial (PROEME)

Ano: 2023 | Volume: 8 | Número: 1
Autores: Gleisson do Carmo Oliveira, Maria Betânia Parizzi
Autor Correspondente: Gleisson do Carmo Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: educação musical especial, inclusão, desenvolvimento musical, protocolo organizador

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho apresenta o recorte de uma pesquisa de doutorado cujo objetivo consistiu em investigar as relações existentes entre a Educação Musical Especial e o desenvolvimento da comunicação social em crianças autistas. Dentre os produtos oriundos da referida pesquisa, houve o desenvolvimento de um Protocolo Organizador da Educação Musical Especial (PROEME), constituído de cinco etapas, passível de ser utilizado por educadores musicais que atuam na Educação Musical Especial e/ou Inclusiva. As etapas do protocolo – (1) avaliação do aluno; (2) verificação de pré-requisitos; (3) implantação de rotinas e regras; (4) aproveitamento das potencialidades e dificuldades e (5) promoção de adaptações – foram testadas durante aulas ministradas para crianças autistas, como parte do estudo doutoral em questão. Tais etapas mostraram-se eficientes à organização do planejamento docente, bem como auxiliaram no alcance dos objetivos pedagógicos traçados, com possível aplicabilidade nas demais deficiências, para além do autismo. Munidos de técnicas e métodos, tais como os aqui propostos pelo PROEME, acreditamos que o trabalho do docente frente ao aluno com deficiência pode se tornar mais claro e eficaz, bem como menos ameaçador.



Resumo Inglês:

This work is part of a doctoral research that had as general objective to investigate the existing relations between Special Music Education and the development of social communication in autistic children. Among the products arising from that research, there was the development of an Organizing Protocol for Special Music Education (PROEME), consisting of five steps, which can be used by music educators who work in Special and/or Inclusive Music Education, and which will be presented in this text. The protocol steps – (1) student assessment; (2) prerequisite check; (3) implementation of routines and rules; (4) taking advantage of strengths and difficulties and (5) promoting adaptations – were tested during classes given to autistic children participating in the doctoral study in question. Such steps proved to be very useful for organizing teaching planning, as well as being effective in achieving the outlined pedagogical objectives, with the possibility of application to other deficiencies in general. Armed with techniques and methods, such as those proposed here by PROEME, we believe that the teacher's work with students with disabilities can become clearer and more effective, as well as less threatening.