Proposta metodológica de integração de dados para mapeamento florestal na RPPN Reserva Volta Velha - Pe. Piet van der Aart – Itapoá (Santa Catarina)

Estrabao

Endereço:
Rua Lázio 50 - ap. 802 - Vila Nova
Blumenau / SC
89035038
Site: https://estrabao.press/ojs8/index.php/estrabao/issue/view/1
Telefone: (47) 9992-9346
ISSN: 2763-7824
Editor Chefe: Eduardo Augusto Werneck Ribeiro
Início Publicação: 12/06/2020
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Geografia

Proposta metodológica de integração de dados para mapeamento florestal na RPPN Reserva Volta Velha - Pe. Piet van der Aart – Itapoá (Santa Catarina)

Ano: 2021 | Volume: 2 | Número: Não se aplica
Autores: Gracianne Kovalski de Melo, Eduardo Augusto Werneck Ribeiro
Autor Correspondente: Gracianne Kovalski de Melo | [email protected]

Palavras-chave: Mapping, Dense Ombrophyll Forest, Private Forest Reserve

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Diante da popularização do uso dos drones, em que medida a precisão de ponto de apoio (GCP) para obtenção dos mosaicos no mapeamento da vegetação podem inferir na qualidade do mapeamento da vegetação, conforme diretrizes do IBGE (2018), para a Floresta Ombrófila Densa em Santa Catarina? Entendemos que existe uma relação, pois extrair informações digitais a partir do uso do imageamento por drones para estimar parâmetros florestais, usando tanto uma ortofoto de resolução em centímetro quanto um modelo 3D construído usando o método SfM é um desafio. Estamos interessados em determinar se o método de embarcar um dispositivo GNSS com banda L em um drone comercial é aplicável em áreas como a Floresta Atlântica Costeira em Santa Catarina. Especificamente, a pesquisa será desenvolvida na RPPN Volta Velha, em Itapoa, SC. Conforme o plano de manejo aprovado no ICMBio (2018), a criação RPPN Reserva Volta Velha - Pe. Piet van der Aart representou uma ação que se soma a outras para proteger os remanescentes de Floresta Atlântica Costeira em Santa Catarina, fruto de uma medida compensatória dos impactos oriundos da supressão vegetal do projeto de ampliação da estrutura física do Porto Itapoá implantado no município de Itapoá - SC. O aperfeiçoamento do mapa para uma escala que englobe a reserva possibilitará uma melhor percepção da necessidade de entender a vegetação no sistema costeiro, bem como a sua representatividade na biodiversidade do país



Resumo Inglês:

This work addresses a reflection on vegetation maps, a synthesis product that shows the location, extension and distribution of vegetation types in a given region. We understand the need to discuss methodologies that allow identifying the stages of the forest with the challenge of integrating geospatial data from the official survey of the Brazilian government. The methodology used was a theoretical review of what are the limits and what are the opportunities for advancing vegetation mapping in the last 5 years. The results found helped to formulate a research proposal at the RPPN Reserva Volta Velha - Fr. Piet van der Aart in Itapoa, Santa Catarina, Brazil. This forest reserve is inserted in the Atlantic Forest biome - Dense Ombrophilous Forest.